Teve início nesta segunda-feira, 22, por ocasião do Ano da Fé, a peregrinação das relíquias do Bem-aventurado João Paulo II e de São Pio de Pietrelcina em Roma. Durante este ano, as relíquias visitarão todos os hospitais, as clínicas e as casas de acolhida para idosos da capital italiana.
A peregrinação começou às 12h locais com uma Missa, presidida pelo Bispo auxiliar Dom Lorenzo Leuzzi, delegado para a Pastoral da Saúde, na memória do bem-aventurado João Paulo II.
A iniciativa quer dar aos doentes a possibilidade de um momento de oração e de um encontro com duas grandes personalidades da Igreja, que na vida conheceram o sofrimento do corpo, pessoalmente, e dos doentes. João Paulo II visitou várias vezes os hospitais romanos, enquanto Padre Pio, fundando a “Casa Alívio do Sofrimento” em San Giovanni Rotondo, quis dar sua contribuição para aliviar a dor humana.
As próximas etapas das vistas das relíquias serão a Casa de Descanso “Villa San Francesco”, a Clínica “Buon Pastore” e o Policlínico “Tor Vergata”. “Quantas vezes – escreveu Dom Leuzzi na carta dirigida aos doentes informando sobre a peregrinação – lemos no Evangelho que Jesus encontrou tantos doentes. Tinha razão o Bem-aventurado João Paulo II: ‘A doença não é um incidente ou um castigo: é a nossa condição humana’”.