A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) enviam uma nova missionária para fortalecer a missão brasileira da Igreja no Haiti. No final da tarde desta quarta-feira, 29, os membros do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) participaram da celebração na qual foi realizado o rito do envio da irmã Maria Goreth Ribeiro dos Santos.
Irmã Goreth é membro da Companhia de Santa Teresa de Jesus, mais conhecida como congregação das irmãs teresianas. A presença da missão brasileira no Haiti é uma expressão da solidariedade da Igreja nesse período que se seguiu ao terremoto de 2010 e representa também uma ajuda eclesial na reconstrução do país.
O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da CNBB, Dom Sergio Arthur Braschi, presidiu a celebração e também enviou carta de apresentação da religiosa ao arcebispo metropolitano de Por-auPrince, Dom Guire Poulard e ao presidente da Conferência dos Religiosos do Haiti, padre Pierre Garroud.
Na carta, Dom Braschi reafirma o propósito da missão brasileira: “o objetivo é o de ser presença solidária, acolhedora e evangélica no Haiti, inserindo-se conscientemente na reconstrução e na vigilância por condições dignas para a população pobre. Conhecendo a resistência e o potencial deste povo, o Projeto quer ter como primeiros sujeitos ativos os próprios haitianos, com ações continuadas e efetivas junto à população”.