Fidelidade e santidade

Cardeal desafia famílias católicas a se manterem fiéis

O cardeal-patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, fez um desafio nesta quarta-feira, 29, para as famílias católicas: assumirem a sua missão particular de fidelidade e santidade. O cardeal foi enfático ao dizer que a Igreja está cansada de casamentos que acabam atrapalhando o caminho cristão.

“O matrimônio cristão não é apenas a inclinação natural, como os passarinhos na primavera se encantam uns pelos outros, mas é uma vocação cristã, um caminho para a realização da fidelidade cristã, um caminho para a santidade”, afirma.

Ainda de acordo com Dom José Policarpo, essa vocação implica um “chamamento”, a partir do qual os noivos devem refletir se só estão respondendo ao amor natural ou se estão sentindo, como cristãos, que o Senhor os chama.

Missão do casamento

O cardeal-patriarca acrescentou que o casamento é um caminho de evangelização e de construção de comunidade e, como sacramento da Igreja Católica, une a “dimensão sobrenatural do cristianismo” aos “dons próprios com que o homem foi criado por Deus”. “É na comunhão do homem e da mulher que se toca esse grande mistério de o homem ser imagem de Deus”, ressalta.

Dom José Policarpo convidou as famílias, em especial noivos e namorados, a uma reflexão: “Tu que estás a começar a namorar, que estás a preparar-te para casar, sentes que isso é um caminho de santidade?”.

A mensagem do cardeal-patriarca foi enviada por meio do vídeo de apresentação de sua segunda catequese quaresmal em preparação para a Páscoa. Cada intervenção, dirigida a destinatários específicos, é antecipada por um vídeo apresentado na quarta-feira anterior, onde Dom José Policarpo resume o tema escolhido. O vídeo está disponível na página do Patriarcado na internet.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo