Devido à visita do Papa Bento XVI ao México, que será realizada entre os dias 23 e 25 de março, a Secretaria de Educação de Guanajuato (SEG), anunciou a suspensão das aulas nas escolas públicas no dia 23.
Alberto Diosdado, titular da SEG, explicou que visita do Papa "propiciará uma intensa mobilização nas ruas e avenidas da zona metropolitana de León e os pais teriam que batalhar muito para levar seus filhos à escola".
Além disso o representante da SEG recordou a importância da visita que se tratará de um encontro de um chefe de estado com o presidente Felipe Calderón, além de percursos feitos pela cidade, o que dificultaria o deslocamento de crianças e jovens para seus respectivos colégios.
A decisão atinge por volta de 417 mil alunos de todas as séries. A iniciativa provavelmente será seguida por escolas particulares.
Jovens voluntários
A Pastoral Juvenil, aos cuidados do padre Manuel Sandoval, realizou uma convocatória de maneira escrita e as encaminhou aos colégios do país. Essa circular enviada aos colégios convidava 100 mil jovens a fazerem parte da cerca humana que irá resguardar o trajeto e as atividades papais.
"Os próprios jovens se manifestaram desejosos em poder participar do evento como voluntários", afirma Diosdado.