Foliões católicos já estão em ritmo de carnaval. Neste domingo, 5, a Arquidiocese do Rio de Janeiro se une a toda a juventude arquidiocesana para realizar a quinta edição do “Folia com Cristo”, maior bloco de carnaval católico do país.
De acordo com a organização do evento, a concentração do bloco acontecerá a partir das 13h no Campo de Santana. Nesse local, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidirá uma missa, que contará com a participação da cantora Olívia Ferreira, para acolher os cerca de 50 mil foliões de Cristo esperados para o evento, que tem entrada gratuita. É a primeira vez que o bloco vai tomar as ruas do centro da cidade.
O tema do bloco para este ano é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), encontro mundial entre o Papa Bento XVI e os jovens, que será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho de 2013. Para animar os foliões, o bloco contará com abadás e trio elétrico, que será palco para as apresentações de Jake, Marcio Pacheco e Maris Machado.
Proposta
Segundo o coordenador do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro, padre Renato Martins, a ideia da Micareta de Jesus é aproximar a fé da cultura brasileira, mostrando o aspecto alegre da igreja. “Sendo o carnaval a maior festa popular do país, nada melhor do que evangelizar do jeito que o brasileiro gosta”, salienta.
Ainda de acordo com o padre, o objetivo da arquidiocese também é o de despertar nos cidadãos a importância de acolher os milhões de jovens que a cidade vai receber durante a JMJ Rio2013.
Para o Coordenador da 3ª Forania da Pastoral da Juventude (PJ) do Vicariato Suburbano, Thiago Rodrigues, que já participou da quarta edição do “Folia com Cristo”, o evento é uma boa oportunidade para expressar a felicidade de ser cristão.
“Este ano, vou com mais animação e com o propósito de mostrar para o mundo que a Igreja de Jesus Cristo, ainda é viva e jovem. Que esse evento seja também uma marcha da Igreja e a representação da juventude que se prepara para Jornada Mundial da Juventude no ano que vem”, ressaltou Rodrigues.