“Uma sociedade que não consegue aceitar os que sofrem e não é capaz de contribuir, mediante a compaixão, para fazer com que o sofrimento seja compartilhado e assumido… é uma sociedade cruel e desumana”, afirmou o Papa Bento XVI neste sábado, 20, na visita a Fundação São José de Madri, que realiza um trabalho de acolhimento a pessoas enfermas e com deficiência.
O Santo Padre destacou que a “grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento e com quem sofre”, e que no rosto dessas pessoas também nos é oferecida a face de Cristo sofredor. “Desde que o Filho de Deus quis abraçar livremente a dor e a morte [na cruz, pela nossa redenção], a imagem de Deus é-nos oferecida também no rosto de quem padece”.
.: NA ÍNTEGRA: Discurso do Papa na Fund. São José
.: Cobertura da JMJ 2011
.: Confira os horários das transmissões da JMJ 2011 na Tv Canção Nova
Bento XVI afirmou que precisamos olhar aqueles que sofrem com “olhos puros”, para que, além das coisas exteriores que necessitam, possamos dar-lhes também um olhar amoroso. E ressaltou que isso só é possível se for fruto “de um encontro pessoal com Cristo”.
O Papa destacou a grandeza do trabalho realizado pelos religiosos, familiares, profissionais da saúde e voluntários que convivem e trabalham diariamente com estes jovens. “A vossa vida e dedicação proclamam a grandeza a que é chamado o homem: compadecer-se e acompanhar quem sofre, como o fez o próprio Deus. E, no vosso maravilhoso trabalho, ressoam também estas palavras evangélicas: ‘Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes’ (Mt 25, 40)”.
Por outro lado, Bento XVI afirmou que também estes jovens com deficiência trazem uma contribuição para quem os acompanha. “De maneira misteriosa mas muito real, a sua presença [dos jovens] suscita em nossos corações, frequentemente endurecidos, uma ternura que nos abre à salvação. Sem dúvida, a vida destes jovens muda o coração dos homens e, por isso, damos graças ao Senhor por tê-los conhecido”.
Diante da sociedade que muitas vezes põe em dúvida a dignidade da vida humana, o Santo Padre afirmou que o trabalho das pessoas que cuidam destes jovens contribui para “edificar a civilização do amor”. “Sois protagonistas desta civilização [do amor]. E, como filhos da Igreja, ofereceis ao Senhor as vossas vidas, com as suas penas e as suas alegrias, colaborando com Ele e entrando, de algum modo, “a fazer parte do tesouro de compaixão de que o gênero humano necessita”.
A Fundação São José pertence a Arquidiocese de Madri e atende pessoas com lesão medular, lesões cerebrais ou residentesgeriátricos com deficiência intelectual. A instituição possui 392 leitos hospitalares e atendeu mais de 130.280 pessoas no ano passado.
A próxima atividade do Papa, ainda neste sábado, é a Vigília de Oração com os jovens no Aeroporto Quatro Ventos de Madri. O momento será transmitido ao vivo pela TV Canção Nova. a partir das 15h30.
Acesse
.: Quanto custa uma Jornada Mundial da Juventude?
.: Mensagem de Bento XVI para a JMJ 2011
.: Site oficial da JMJ 2011
.: Veja fotos da cobertura da JMJ 2011 no Flickr