Missão Metrópoles

Evangelização nas grandes cidades é novo objetivo da Igreja

“Missão Metrópoles”: é a nova iniciativa pastoral para a nova evangelização, que envolverá contemporaneamente, na Quaresma do próximo ano, algumas das maiores cidades europeias.

A iniciativa surgiu na reunião promovida, na segunda-feira, 11, no Vaticano. O presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella congregou na sede do novo dicastério os cardeais e bispos de Barcelona, Bruxelas, Budapeste, Colônia, Dublin, Lisboa, Liverpool, Paris, Turim, Varsóvia e Viena.

“O motivo é muito simples: é uma das iniciativas que o Conselho Pontifício para a Nova Evangelização está para atuar nestes próximos meses”, explica  Dom Fisichella.

Segundo ele, o nome “Missão Metrópoles” foi escolhido  porque estiveram presentes neste encontro no Vaticano diversos cardeais e bispos de cidades europeias, onde foi debatido como conjuntamente como dar resposta à nova evangelização, na situação de crise em que se encontra a Europa.

“Não esqueçamos que se realizaram dois Sínodos dizendo respeito à Europa – um em 1991 e outro em 1999. Recordemos também que em 2003 o Beato João Paulo II publicou a Exortação “Ecclesia in Europa”. Esta nossa iniciativa, agora, encontra-se em sintonia com esses precedentes”, esclarece o presidente do dicastério para nova evangelização.

Segundo Dom Fisichella, ainiciativa articula-se em dois momentos: empenhos na pastoral ordinária, sobretudo no que diz respeito à formação; e, por outro lado, na Quaresma de 2012, haverá doze grandes cidades da Europa nas quais se realizarão, contemporaneamente, as mesmas iniciativas.

“É uma primeira resposta a quanto pedia o Papa [Bento XVI] precisamente na nossa primeira assembleia plenária, isto é, superar a fragmentariedade, dando sinais de unidade”, destaca.

Dom Fisichella ressalta ainda que neste encontro emergiu evidentemente esta preocupação pelo Sínodo de 2012. Assim, a iniciativa “Missão Metrópoles” pretende ser um sinal concreto de que grandes cidades, grandes dioceses da Europa, proporão ao Sínodo dos Bispos já como um projeto comum que poderá ser partilhado.

A “Missão Metrópoles” acontecerá poucos meses antes do próximo Sínodo dos Bispos, dedicado ao tema da nova evangelização

Entre 2003 e 2007, Viena, Paris, Lisboa, Bruxelas e Budapeste promoveram o chamado Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE), em diversas sessões anuais, num modelo similar: de manhã, um conjunto de conferências, testemunhos de fé e celebrações litúrgicas; à tarde, animação de rua, concertos, ateliês e outras atividades de evangelização junto de um público alargado.

O Conselho Pontifício para a Nova Evangelização foi apresentado em 2010, no Vaticano, com a publicação da Carta Apostólica de Bento XVI, intitulada “Ubicumque et semper”. Este organismo pretende responder aos desafios que a evolução e as transformações sociais e econômicas colocam à Igreja, particularmente no que diz respeito ao anúncio da Palavra de Deus.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo