Eleições no Uruguai

Dom Dimas é eleito 2º vice-presidente do Celam

Está em andamento em Montevidéu, capital do Uruguai, a 33ª Assembleia Ordinária do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). E nesta quarta-feira, 18, foram realizadas as eleições para a nova direção do órgão, quando foram escolhidos para presidente o Arcebispo de Tlalnepantla (México), Dom Carlos Aguiar Retes; para primeiro vice o Arcebispo de Bogotá (Colômbia) e presidente da Conferência Episcopal colombiana, Dom Rubén Salazar; e como segundo vice o Arcebispo de Campo Grande (MS), Dom Dimas Lara Barbosa.

Até esta Assembleia a presidência do Celam  cujo presidente era, até então, o arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, agora presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no último dia 8 de maio, durante a realização da 49ª Assembleia Geral do organismo, em Aparecida (SP).


Dom Dimas Lara Barbosa

Nasceu em Boa Esperança (MG). Antes de começar a formação sacerdotal, se formou em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos (SP). Depois frequentou o Instituto de Filosofia São Bento, em São Paulo, além de cursar teologia no Instituto Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP). Em Roma, concluiu o doutoramento em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Ordenado sacerdote em 3 de dezembro de 1988 para o clero de São José dos Campos. No decorrer do ministério sacerdotal, foi secretário do Instituto Nacional de Pastoral da Conferência Episcopal em Brasília e também Secretário da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé.

Em 11 de junho de 2003, foi nomeado Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro. Foi secretário-geral da CNBB e foi nomeado no dia 4 de maio como Arcebispo de Campo Grande (MS).

Dom Carlos Aguiar Retes

O novo presidente do CELAM, nasceu na cidade mexicana de Tepic, em 9 de janeiro de 1950. Foi ordenado sacerdote com 23 anos e, com 57, Bispo de Texcoco. É doutor em teologia bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, e foi professor na Pontifícia Universidade do México.

Em 2009, foi nomeado pelo Papa arcebispo de Tlanepantla, função que exerce até hoje. De 1999 a 2003, foi secretário-geral do CELAM e, depois, primeiro vice-presidente desse mesmo organismo. Em 2007, Bento XVI o nomeou membro do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, sendo, ainda, de 2001 a 2007, presidente do Departamento de Comunicação Eclesial e Diálogo do CELAM, órgão que passa a presidir a partir de agora.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo