Em mensagem de vídeo, Bento XVI lançou um apelo na noite de sexta-feira, 25, aos fiéis e não fiéis reunidos diante da Catedral Notre-Dame, em Paris, a “derrubar as barreiras do medo do outro, do estrangeiro”.
Às milhares de pessoas reunidas no adro da igreja para a noite cultural denominada “Átrio dos Gentios”, uma iniciativa do Vaticano para favorecer o diálogo entre crentes, ateus e agnósticos, Bento XVI disse que “o medo daquele que não se parece conosco nasce da ignorância mútua, do ceticismo ou da indiferença”.
O Pontífice ressaltou que a imagem do pátio da igreja lembra “o espaço aberto sobre a esplanada próxima ao Templo de Jerusalém, que permitia a todos, mesmo aos que não partilhavam a fé de Israel, aproximar-se do templo e fazer perguntas sobre a religião”.
“Muitos admitem que não têm religião, mas desejam um mundo novo e mais livre, mais justo e solidário. Cabe a vocês, em seus países e na Europa, reencontrarem o caminho do diálogo”, ressaltou o Santo Padre.
Bento XVI concluiu destacando que é preciso “construir um mundo de liberdade, igualdade e fraternidade, no qual todos devem se sentir livres e iguais em seus direitos de viver sua vida pessoal e comunitária de acordo com as próprias convicções”.
Leia mais
.: Bento XVI incentiva diálogo com agnósticos e não religiosos