Na festa de Corpus Christi, celebrada nesta quinta-feira, 3, os católicos proclamam sua fé na presença real de Jesus na Eucaristia. Durante todo o dia os fiéis participam de Missas e procissões nas quais o sacerdote caminha à frente com a Hóstia Consagrada no ostensório. Em muitos lugares, as ruas sao enfeitadas com "tapetes" de flores, areia colorida, serragem e outros materiais.
Neste dia comemora-se a instituição da Eucaristia, que aconteceu na Quinta-feira Santa, quando Jesus na Última Ceia se oferece como alimento aos discípulos. Como, porém, o clima de recolhimento da Quinta-feira Santa não permite uma celebração mais festiva, a Igreja instituiu a festa de Corpus Christi, comemorada sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.
.: Conheça alguns milagres eucarísticos
A origem da Solenidade é do século XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que em suas visões Jesus pedia uma festa anual em honra do sacramento da Eucaristia. Em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège, como festa diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica.
Em 11 de agosto de 1264, o Papa Urbano IV decretou, pela "Bula Transiturus", a instituição da Festa de Corpus Christi, mas a celebração só ganhou caráter universal no séc. XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. A partir da oficialização de Corpus Christi, a festa passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.
Confira os horários da Missa e procissão nas principais capitais:
São Paulo
A Missa será às 10h, na Catedral da Sé, e será presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer.
Rio de Janeiro
O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta preside a Missa às 10h, no Santuário de Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento, que fica na Igreja de Sant’Ana, à Praça Cardeal Leme.
E a procissão começa às 15h, na Igreja da Candelária, com a Oração do Ofício de Vésperas da Festa de Corpus Christi. Em seguida, às 16h, começará o deslocamento da procissão até a frente da Catedral de São Sebastião.
Brasília
Excepcionalmente, este ano a Solenidade de Corpus Christi será realizada em todas as paróquias do Distrito Federal.
A Catedral Nossa Senhora Aparecida celebrará a procissão de Corpus Christi a partir das 17h.
Belo Horizonte
O Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside a Missa às 16h, na Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem.
Em seguida, às 17h30 inicia a procissão com o Santíssimo Sacramento.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com