Palavra do Papa

Discurso de Bento XVI a bispos de países africanos

Queridos Irmãos Bispos,

tenho o prazer de receber-vos, os Bispos da Libéria, Gâmbia e Serra Leoa, em vossa visita ad Limina aos túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo. Sou grato pelos sentimentos de comunhão e afeição expressos pelo Bispo Koroma em vosso nome, e peço-vos que transmitais a minha cordial saudação e encorajamento ao vosso amado povo, para que se esforçe para levar uma vida digna de sua vocação (cf. Ef 4, 1).

A Segunda Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos foi uma rica experiência de comunhão e uma ocasião providencial para renovar vosso próprio ministério episcopal e refletir sobre sua função essencial, nominalmente, "ajudar o Povo de Deus a prestar à palavra da Revelação a obediência da fé e a abraçar integralmente a doutrina de Cristo" (Pastores Gregis, 31). Tenho o prazer de perceber, a partir de vossos relatórios quinquenais que, enquanto dedicados à administração de vossas Dioceses, vós pessoalmente vos esforçais para pregar o Evangelho através das Confirmações, visitas às paróquias, quando vos reunis com grupos de sacerdotes, religiosos ou leigos e em vossas cartas pastorais. Através de vosso ensinamento, o Senhor preserva o seu povo do mal, ignorância e superstição, e o transforma em filhos de seu Reino. Esforçai-vos para construir comunidades vibrantes e expansivas de homens e mulheres fortes na fé, contemplativos e alegres na liturgia, e bem instruídos sobre "como viver da maneira que agrada a Deus" (1 Ts 4, 1). Em um ambiente marcado pelo divórcio e poligamia, promovei a unidade e o bem-estar da família Cristã, construída sobre o sacramento do matrimônio. Iniciativas e associações dedicadas à santificação dessa comunidade de base merecem o vosso pleno apoio. Continuai a defender a dignidade das mulheres no contexto dos direitos humanos e defendei vosso povo contra as tentativas de introduzir uma mentalidade antinatalista disfarçada como uma forma de progresso cultural (cf. Caritas in Veritate, 28). Vossa missão também requer que deis atenção para o adequado discernimento e preparação de vocações e à formação permanente dos sacerdotes, que são vossos mais estreitos colaboradores na tarefa da evangelização. Continuai a conduzi-los pela palavra e pelo exemplo de serem homens de oração, sólidos e claros em vosso ensinamento, maduros e respeitosos em vosso relacionamento com os outros, fiéis aos vosso compromissos espirituais e fortes na compaixão para com todos os necessitados. Da mesma forma, não hesitai em convidar missionários de outros países para auxiliar no bom trabalho que tem sido feito por vosso clero, religiosos e catequistas.

Em vossos países, a Igreja é tida em alta consideração por sua contribuição pelo bem da sociedade, especialmente na educação, desenvolvimento e assistência à saúde, oferecidos a todos sem distinção. Esse tributo fala bem da vitalidade de vossa caridade cristã, aquele legado divino dado à Igreja universal por seu fundador (cf. Caritas in Veritate, 27). Agradeço, de forma especial, a assistência que ofereceis aos refugiados e imigrantes, e exorto-vos a procurar, quando possível, a cooperação pastoral de vosso países de origem. A luta contra a pobreza deve ser realizada com respeito pela dignidade de todos os envolvidos, encorajando-os a serem protagonistas do próprio desenvolvimento integral. Muito bem pode ser feito através de compromissos comunitários em pequena escala e iniciativas microeconômicas ao serviço das famílias. No desenvolvimento e manutenção de tais estratégias, melhorar a educação será sempre um fator decisivo. Assim, encorajo-vos a continuar a providenciar programas escolares que preparem e motivem as novas gerações a se tornarem cidadãs responsáveis, socialmente ativas para o bem de suas comunidades e país. Vós corretamente incentivais as pessoas em posições de autoridade a liderar a luta contra a corrupção, chamando a atenção para a gravidade e a injustiça de tais pecados. Neste contexto, a formação espiritual e moral dos leigos, homens e mulheres, para a liderança, através de cursos de especialização na Doutrina Social da Igreja, é um importante contributo para o bem comum.

Felicito-vos por vossa atenção ao grande dom que é a paz. Rezo para que o processo de reconciliação, na justiça e verdade, que vós tendes corretamente apoiado na região, possa produzir respeito duradouro por todos os direitos humanos dados por Deus e neutralizar as tendências à retaliação e vingança. Em vosso serviço à paz, continuai a promover o diálogo com outras religiões, especialmente com o Islã, de modo a sustentar as boas relações existentes e evitar qualquer forma de intolerância, injustiça ou opressão, prejudicial à promoção da confiança mútua. Trabalhando juntos na defesa da vida e na luta contra as doenças e a desnutrição, não deixareis de construir o entendimento, respeito e aceitação. Acima de tudo, um clima de diálogo e comunhão deve caracterizar a Igreja local. Por vosso próprio exemplo, levai os vossos sacerdotes, religiosos e fiéis leigos a crescer em entendimento e cooperação, ao ouvir um ao outro e na partilha de iniciativas. A Igreja, como sinal e instrumento da única família de Deus, deve dar testemunho claro do amor de Jesus, nosso Senhor e Salvador, que se estende para além das fronteiras étnicas e abraça todos os homens e mulheres.

Queridos Irmãos Bispos, sei que vós encontrais inspiração e encorajamento nas palavras de Cristo ressuscitado aos Apóstolos: "A paz esteja convosco. Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós" (Jo 20, 21). Em vosso regresso ao lar, continuai vossa missão como sucessores dos Apóstolos; por favor, transmitais meus afetuosos e sinceros bons votos, cheios de oração, aos vossos sacerdotes, religiosos, catequistas e todo o vosso amado povo. Para cada um de vós e àqueles confiados aos vossos cuidados pastorais, concedo cordialmente a minha Bênção Apostólica.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo