Rio Jordão

Fiéis batizam filhos no mesmo local do Batismo de Jesus

Já imaginou a sensação de ter um filho batizado nas águas do Rio Jordão? Na Terra Santa, os cristãos tem essa chance uma vez por ano. Além de batizar o filho, eles renovam as promessas batismais no mesmo local onde Jesus esteve com João Batista.

Assista à reportagem

Uma vez ao ano, os cristãos da Terra Santa recebem permissão para entrar em uma base militar de Israel e celebrar às margens do Rio Jordão, lugar venerado pela Igreja como sendo o local do Batismo de Jesus. A peregrinação, organizada pela Custódia da Terra Santa, começou com uma procissão, em meio ao deserto da Judéia, até chegar às margens do rio, que fica na fronteira entre Israel e a Jordânia, sob constante vigilância militar.

Neste ano, a Santa Missa foi celebrada em latim pelo custódio da Terra Santa, padre Pier Battista Pizzabala, e concelebrada por padres franciscanos e das diversas paróquias da região. O Evangelho proclamado foi o capítulo três de São Mateus, que narra o batismo de Jesus, antes de sua ida para o deserto. Durante a celebração, os fiéis renovaram as promessas batismais. Uma criança da região teve o privilégio de ser batizada ali, no mesmo local que Jesus.

Segundo o Evangelho, Jesus saiu da Galiléia e veio até ao Rio Jordão, próximo a Jericó, onde foi batizado por João Batista. Este episódio marca o início da vida pública de Jesus, ou seja, sua vida conhecida e relatada pelos evangelistas.

Neste local, dois grupos se comunicam às margens do rio. De um lado, cristãos da Palestina e Israel e, do outro, cristãos da Jordânia que não têm permissão para atravessar o rio, mas são unidos pelo mesmo sentimento de devoção. O Jordão foi visitado pelo Papa Bento XVI em maio, quando ele abençoou as primeiras bases da Igreja Católica que deve ser construída em breve. Depois da Missa, os peregrinos partiram em direção a Jericó, até o Monte das Tentações, relembrando os 40 dias da tentação que Jesus viveu após seu batismo.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com
  

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo