Campanha Ficha Limpa

Para Dom Dimas, assinaturas mostram o desejo do povo por ética

Na entrega das 1 milhão e 300 mil assinaturas recolhidas em todo o Brasil, pela Campanha Ficha Limpa, ao Presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, nesta terça-feira, 29, o secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, destacou a representação da vontade do povo expressa nessa iniciativa.

Assista à reportagem

"Eu tenho dito que as melhores pesquisas de opinião pública conseguem entrevistar duas mil pessoas, 4 mil, 8 mil pessoas, em 60 cidades. E, aqui nós temos mais de 1 milhão e 300 mil assinaturas. Quer dizer, em matéria de opinião pública, acho que está muito claro que o povo falou, e só não são muitas outras aqui, por conta da necessidade do título de eleitor", ressaltou.

Dom Dimas recordou que, há 10 anos, foi sancionada a primeira Lei de Iniciativa Popular no Brasil, a Lei 9840/99, contra a captação de sufrágio (compra de votos).  "E agora, volta-se ao Congresso com assinaturas provenientes de todos os cantos do Brasil, com o objetivo de lutar, cada vez mais, pela ética na política".

Michel Temer destacou a "alegria de receber o povo brasileiro", representado nesse Projeto de Lei de Iniciativa Popular. "É um dia de festa cívica, em que o povo, representado por essas assinaturas, vem engrandecer o Congresso Nacional e dizer 'nós do povo estamos também participando do processo da lei'".

Temer ressaltou a importância do legislativo, que em 1988, na elaboração da nova Constituição Federal, deram ao povo a possibilidade da "democracia direta", que se revela no direito da iniciativa popular de projetos de lei, no referendo e no plebiscito. E disse almejar que a votação desse projeto aconteça como o primeiro, que resultou na Lei 9840, sendo aprovado em sete semanas. 

A Campanha Ficha Limpa teve início em abril de 2008, com o objetivo de impedir a candidatura de pessoas com antecedentes criminais e que renunciam ao mandato para escapar de punições legais. A entrega das assinaturas marca o encerramento da primeira fase da campanha, o próximo passo é o diálogo com os parlamentares para o acompanhamento da tramitação e aprovação do Projeto.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo