"Nunca no Brasil falamos tanto em missão, então é o momento de unir a fala ao agir". Essa é a afirmação do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, padre José Altevir da Silva, à respeito de um novo projeto missionário entre Brasil e Angola.
O sacerdote acredita que os missionários brasileiros podem colaborar na vida social e de forma mais profunda na evangelização dos angolanos, porque a Igreja no Brasil tem muita coisa a oferecer. "A missão de Jesus Cristo é para o mundo, não para dentro de nossa casa", acrescentou o padre.
Padre Altevir esteve no país africano, no mês passado, onde visitou a capital Luanda, além de 8 dioceses. Ele destacou que a Angola tem um povo acolhedor e alegre, que no entanto, passa por grandes sofrimentos como a pobreza e a miséria. Apesar do país ser em sua maioria católico, projetos missionários são muito importantes para ajudar a população a superar as dificuldades, algumas em consequência ainda da guerra.
"O povo está vivendo um momento muito conturbado, então a Igreja precisa, nesse momento, achar uma direção cada vez mais clara, mais objetiva", acrescentou o sacerdote.
Segundo padre Altevir este é o momento oportuno para evangelizar o país, porque as pessoas estão abertas para receber e abraçar a fé cristã. Por isso é importante a colaboração dos missionários brasileiros de levar a Palavra de Deus a esta população para que eles possam assimilar os valores do Evangelho de maneira radical e profunda.
O sacerdote observou que a ajuda é necessária em vários aspectos. Em Luanda, por exemplo, falta lideranças, formação para os catequistas e pessoas preparadas também para contribuir na formação dos seminaristas.
O projeto ainda está em andamento e assim que estiver pronto será apresentado para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e para o Conselho Missionário Nacional (Comina).
Atualmente existem dois projetos missionários mantidos pela CNBB em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), um na Ásia e outro em Guiné Bissau. Este pode ser o terceiro. Segundo Padre Altevir existem atualmente cerca de 1860 missionários brasileiros fora do país.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com