Catequese

Íntegra da Catequese: Papa explica relação de Maria e o sacerdócio

Queridos irmãos e irmãs !
É eminente a celebração da Assunção da Virgem Maria, que acontecerá no próximo sábado, e nós estamos no contexto do Ano Sacerdotal, assim gostaria de falar da relação entre Maria e o Sacerdócio. É uma relação profundamente enraizada no mistério da Encarnação. Quando Deus decide fazer-se homem em seu Filho, tinha necessidade do “sim” livre de uma criatura. Deus não age contra a liberdade. E acontece uma coisa extremamente extraordinária: Deus se faz dependente da liberdade, do sim de uma criatura; espera por este sim. São Bernardo de Chiaravalle, em uma de suas homilias explicou de modo dramático este momento decisivo da história universal, onde o céu, a terra e o próprio Deus esperaram que coisa diria esta criatura.

O "sim" de Maria é portanto a porta através da qual Deus pode entrar no mundo, fazer-se homem. Assim Maria foi realmente e profundamente envolvida no mistério da Encarnação, da nossa Salvação. E a Encarnação, o fazer-se homem do Filho, desde o início consiste no dom de si; no doar-se com muito amor na Cruz, para fazer-se pão pela vida do mundo. Assim sacrifício, sacerdócio e Encarnação estão juntos e Maria está no centro deste mistério.

Vamos agora à cruz. Jesus, antes de morrer, viu sob a cruz sua Mãe; e viu o filho dileto e este filho dileto certamente é uma pessoa, um indivíduo muito importante, mas é mais ainda: é um exemplo, um prefiguração de todos os discípulos amados, de todas as pessoas chamadas pelo Senhor, para serem "discípulo amado" e, de consequência, em modo particular são os sacerdotes.

Jesus diz a Maria: "Mãe eis o teu filho" (Jo 19,26). É uma espécie de testamento! Confia à sua mãe o cuidado do filho, do discípulo. Mas diz também ao discípulo: "Eis a tua mãe" (Jo 19,27). O Evangelho nos diz que deste momento em diante São joão, o filho predileto, levou a mãe Maria para sua própria casa. Assim é na tradução italiana, mas o texto no Grego é muito mais profundo, muito mais rico. Podemos traduzi-lo: tomou Maria no íntimo de sua vida, do seu ser "eis tà ìdia", na profundidade do seu ser.

Tomar consigo Maria, significa, introduzi-la no dinamismo da própria e inteira existência – não é algo exterior – e em tudo o que constitui o largo horizonte do próprio Apostolado. Me parece que isto torna compreensível o peculiar relacionamento de maternidade existente entre Maria e os presbíteros, nisto constitui a fonte primária, e o motivo fundamental da predileção que ela nutre por cada um deles.

Maria os prefere por dois motivos: porque são mais semelhantes a Jesus, amor supremo de seu coração; e porque também eles, como Ela, estão empenhados na missão de proclamar, testemunhar e dar Cristo ao mundo. Pela própria identificação e conformação sacramental a Jesus, Filho de Deus, Filho de Maria, cada sacerdote pode e deve sentir-se verdadeiramente filho predileto desta altíssima e humildíssima Mãe.  

O Concílio Vaticano II convida o sacerdotes a olharem Maria como modelo perfeito da própria existência, invocando-a como: "Mãe do sumo e eterno Sacerdote, Rainha dos Apóstolos, Auxílio dos presbíteros em seu ministério".
 
E os presbíteros – prossegue o Concílio – "devem portanto venerá-la e amá-la com devoção e culto filial" (cfr. Presbyterorum ordinis, 18) . O Santo Cura D´Ars, o qual lembramos particularmente neste ano, amava repetir: "Jesus Cristo, após ter dado tudo aquilo que podia nos dar, quer ainda nos fazer herdeiros do que Ele tem de mais precioso: sua Santa Mãe" (B. Nodet, Il pensiero e l’anima del Curato d’Ars, Torino 1967, p. 305). Isto vale para cada cristão, para todos nós, mas de modo especial para os sacerdotes.

Queridos irmãs e irmãs, rezemos para que Maria torne todos os sacerdotes em todos os problemas do mundo de hoje conforme a imagem de seu filho Jesus, e dispensadores do tesouro inestimável do seu amor de Bom Pastor. Maria, Mãe dos sacerdotes, roga por nós!


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