Na última Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu em abril, em Itaici, município de Indaiatuba (SP) os bispos aprovaram o projeto permanente da Semana Missionária para as Igrejas Católicas na Amazônia.
A partir de outubro deste ano, a Comissão para a Amazônia organizará todos os anos uma Semana Missionária em âmbito nacional. Nste ano, a Semana acontece entre os dias 25 e 31 de outubro. Segundo a assessora da Comissão, irmã Maria Irene Lopes dos Santos, o projeto pretende envolver a Igreja no Brasil de diversas formas. “O projeto visa envolver a Igreja fazendo com que os leigos entendam a importância da Amazônia para o Brasil e para o mundo. Aspectos ecológicos, ambientais, econômicos, políticos e, sobretudo, os voltados para a evangelização”.
“Queremos que esta iniciativa seja uma oportunidade para que todo o povo de Deus possa se engajar cada vez mais na ação evangelizadora da Igreja no Brasil”, afirmou o presidente da Comissão para a Amazônia, Dom Jayme Henrique Chemello. A Igreja deve “contribuir no sentido de que o Evangelho possa chegar com sua força transformadora a todos os cantos do nosso Brasil em geral e da Amazônia em particular”.
Irmã Irene destacou que, para a Semana dar certo, é preciso o interesse das dioceses e paróquias para envolver os leigos. “Estamos trabalhando na produção de materiais de divulgação [logomarca; camisetas, bonés, cartazes, folders e texto-base] com o objetivo de chamar atenção para a Semana. Cabe às dioceses e paróquias de todo o país lançar um olhar sobre aquela região para que faça as pessoas se interessarem pelas causas da Amazônia”, ressaltou.
“A principal meta do projeto é fazer conhecer a realidade amazônica”, explicou a assessora. “Queremos fazer conhecer e também responder às grandes transformações e desafios da Amazônia. Com a participação de toda a Igreja vamos enfrentar conjuntamente os desafios da Evangelização na Amazônia”.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com