“O apóstolo Paulo e a missão do bispo”. Este foi o tema da reflexão que abriu o retiro dos 330 bispos que participam da 47ª Assembleia da CNBB, em Itaici, município de Indaiatuba (SP). Orientado pelo bispo emérito de Uruguaiana (RS), Dom Ângelo Domingos Salvador, o retiro iniciou no sábado, 25, e terminou neste domingo, com uma peregrinação dos bispos à Catedral da Sé, em São Paulo, onde os religiosos celebraram uma Missa às 15h, dentro das comemorações do Ano Paulino.
Em sua primeira reflexão, Dom Ângelo desenvolveu a temática “O bispo, modelo do rebanho”. “Por nossa identidade eclesial, somos protótipos de vida cristã”, afirmou. Dom Ângelo destacou a afirmação em que São Paulo se apresenta como apóstolo a ser imitado – “Eu vos peço, sede meus imitadores”, passagem que se encontra no capítulo 4 da primeira carta aos Coríntios. “Os cristãos devem ser imitadores de Paulo – imitadores dos bispos – face aos sofrimentos e tribulações”, disse o bispo. “Essa imitação exige que busquemos o bem-estar dos outros em vez do próprio”, destacou. “Nós, bispos, devemos ser modelos, dignos de imitação, pela fidelidade em meio ao sofrimento”, acentuou.
Segundo Dom Ângelo, para serem “modelos do rebanho”, os bispos devem firmar-se em “três fundamentos de vida cristã, de vida episcopal”. O primeiro é a lei suprema da vida eclesial, seguido da “norma suprema da vida ministerial” além do “desafio supremo da vida ministerial”.
“Estamos aqui para avaliar nosso desempenho como protótipos, especialistas e profissionais de vida cristã, ou seja, como modelos do rebanho, a ser imitado por todos, individual e coletivamente, atuando, porém, na constelação das relações, como quem ocupa o quarto lugar”, concluiu Dom Ângelo.
Leia mais
.: Como peregrinos Bispos participam de Missa na Catedral da Sé
.: Bispos participam de Missa Maronita na Assembleia de Itaici