O Pontifício Conselho para os Leigos organizará, de 3 a 5 de abril, em Roma, o primeiro encontro internacional dos responsáveis da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará, em 2011, em Madri, com a presença do Papa Bento XVI.
Este encontro, importante momento de reflexão para os agentes da Pastoral da Juventude, prevê a participação do comitê organizador do encontro de Sydney, em 2008, além do comitê da próxima jornada. Estarão presentes também delegados de cerca de 70 países e representantes de 35 comunidades, associações e movimentos de jovens católicos, num total de 150 representantes da Pastoral da Juventude no mundo.
As atividades começarão na próxima sexta-feira, 3, com um pronunciamento do Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanisław Ryłko. Todo o dia será dedicado à JMJ de Sydney, com declarações do Cardeal-arcebispo de Sydney, George Pell, e do coordenador da JMJ 2008, Dom Anthony Fisher, que analisarão os frutos do evento juvenil em toda a Austrália. O Cardeal Pell encerrará o dia com a celebração Eucarística.
Oo sábado, 4, será todo dedicado à JMJ em Madri. O arcebispo da capital, Cardeal Rouco Varela, presidirá à Santa Missa e falará sobre a Igreja na Espanha. O comitê organizador, liderado por Dom César Augusto Franco Martinez, apresentará as razões, desafios e expectativas da nova etapa da JMJ na Capital espanhola.
Por sua vez, o Secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Josef Clemens, aprofundará a mensagem do Papa para o XXIV DMJ.
A programa se encerra no domingo, 5, quando os delegados participarão da Santa Missa de Ramos, na Praça de São Pedro, no Vaticano. A celebração será presidida por Bento XVI por ocasião do Dia Mundial da Juventude, que este ano é celebrado em âmbito diocesano.
Ao término da celebração eucarística haverá a tradicional passagem da Cruz das JMJ e do ícone mariano, que este ano será feita pelos jovens australianos aos jovens espanhóis.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com