O Papa Bento XVI participa dos exercícios espirituais quaresmais, juntamente com seus colaboradores da Cúria Romana. O retiro começou neste domingo, 1, e terminará na manhã do próximo sábado.
Este ano, as meditações dos exercícios espirituais couberam ao Cardeal nigeriano, Francis Arinze, prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. O tema escolhido foi: "O sacerdote encontra Jesus e O segue”. Nesta semana, estão suspensas todas as atividades do Santo Padre, inclusive a audiência geral de quarta-feira.
"Toda a vida cristã pode ser considerada como uma escuta do chamado de Jesus e a resposta em segui-Lo. Uma vez que aqueles que participam dos exercícios espirituais com o Santo Padre são sacerdotes, presbíteros, bispos, cardeais, pensei em aprofundar este tema programático: o sacerdote segue Jesus para encontrar Deus, que deve ocupar o primeiro lugar na nossa vida; o sacerdote acredita em Jesus na Eucaristia, na Sagrada Escritura; o sacerdote crê em Jesus e na Igreja, o encontra na Igreja e nas pessoas que dela fazem parte, como também na obra missionária; o sacerdote encontra Jesus na oração pessoal, comunitária e na liturgia; enfim, encontra Jesus, que tem piedade do povo doente e sedento da verdade", falou o pregador Cardeal Francis Arinze, sobre as reflexões do retiro.
Leia mais
.: Padre Wagner Ferreira explica o que são os exercícios espirituais
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com