Vídeo

Obras sociais idealizadas por Dom Helder

Dom Helder era um homem que atraía multidões com suas palavras e sua fé convicta. Tinha um grande sonho: fazer a pobreza desaparecer e ver a igualdade social ser um marco no Brasil. Para isso lutava, não se dava o direito de descansar. Desta luta nasceram diversas obras sociais que ainda hoje mantêm vivo o seu ideal.

Assista à reportagem

Inquieto diante do desespero de tantos que viviam na pobreza, tentando ganhar pelo menos o que comer, Dom Helder foi um desbravador, e algumas de suas iniciativas sociais permanecem com o seu ideal.

Com o lema "Ninguém é tão pobre que não possa dar nada, ninguém é tão rico que não precisa de nada", criou o Banco da Providência, uma espécie de agência de auxílio aos mais necessitados. Ali eles buscam por alimentos, remédios, pequenos empréstimos, consultas médicas e empregos.

Dom Helder dizia que todos deveríamos entrar no terceiro milênio, abrigados, sem fome e fraternos. Um sonho que ainda está longe de acontecer, mas que possui frutos por diversas partes, como a Cruzada São Sebastião, que de favela passou a conjunto habitacional.

No famoso bairro do Leblon, está o complexo de apartamentos para famílias carentes. Idealizado por Dom Helder teve como objetivo na época tirar as pessoas da favela, com este gesto ele desejava conscientizar os cariocas sobre o problema da moradia e proliferação das favelas. 

No mesmo complexo, Dom Helder fez construir uma Igreja, que deu o nome de Santos Anjos. Ali os moradores recebem atendimento odontológico, médico e podem contar com uma pequena farmácia. Na paróquia funciona também um projeto que visa auxiliar as crianças no rendimento escolar para que tenham a esperança de um futuro melhor.

Leia mais
.: A história de Dom Helder Câmara

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo