África

Santa Sé envia doação para combater cólera no Zimbábue

O presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Agentes de Saúde, Cardeal Javier Lozano Barragán anunciou que, diante da situação crítica que vive Zimbábue, o Pontifício Conselho fez uma doação para ajudar o povo do país, por meio do Núncio Apostólico no país.

A situação em Zimbábue está cada vez mais crítica. Além da epidemia de cólera, também no âmbito político se reascendeu a tensão com o anúncio de novas eleições se o acordo de divisão do poder entre governo e oposição falir.

O balanço das vítimas da cólera subiu para 575 mortos. As pessoas contagiadas são mais de 12 mil e a epidemia pode propagar-se também na África do Sul. Somente na quinta-feira, 4, Mugabe decretou o estado de emergência no país, pedindo ajuda à comunidade internacional, vista a ineficiência dos hospitais e a falta de água potável.

Cardeal Javier falou da situação em Zimbábue: "A expectativa de vida é de 30 anos, por causa da falta de medicamentos, de tratamentos médicos, de enfermeiros e de tudo aquilo que diz respeito à saúde. "Os hospitais públicos e as clínicas estão praticamente fechadas. A morte se alarga de maneira exponencial. A única maternidade da capital, Harare, está fechada".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo