O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia no próximo domingo, 9, uma visita à Itália, onde permanece até dia 13. Entre outros compromissos, está um encontro com o Papa Bento XVI, na quinta-feira, 13.
Lula tratará com o Santo Padre temas como o combate à fome e a pobreza e o empenho na preservação da paz. De acordo com o porta-voz Marcelo Baumbach, "o presidente e Bento XVI podem assinar um acordo entre Vaticano e o Brasil para disciplinar ações bilaterais e a ação da Igreja em território brasileiro".
No país, Lula reiterará ao presidente italiano, Giorgio Napolitano, a necessidade de atuar de forma coordenada no enfrentamento da crise financeira mundial.
"O presidente reiterará a necessidade de atuar de forma coordenada para a definição de um novo sistema financeiro internacional mais transparente, caracterizado por regras e controles mais estritos em benefício da sustentabilidade do crescimento e do desenvolvimento", disse o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, ao anunciar a viagem.
Os mandatários assinarão acordos de intercâmbio em áreas como defesa, infra-estrutura, saúde e ciências médicas.
Lula também irá se reunir com o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com