O núncio apostólico em Camarões e Guiné Equatorial, Dom Eliseo Antonio Ariotti, comentou o anúncio feito por Bento XVI de sua primeira viagem à África.
"Somos gratos ao Santo Padre por ter aceito o convite da Conferência Episcopal local e do chefe de Estado para visitar Camarões", disse Dom Ariotti, acrescentando que já tiveram início os preparativos para a visita de Bento XVI. Em especial, afirmou, "a Conferência Episcopal já elaborou programas para que a visita do papa seja uma ocasião de crescimento spiritual para o país". Para Dom Ariotti, "a Igreja em Camarões é uma realidade viva, na qual se sente um forte fervor religioso".
O núncio nota que a visita de Bento XVI está ligada àquela feita em 1995 por seu predecessor João Paulo II, para apresentar a exortação apostólica pós-sinodal "Ecclesia in Africa", na conclusão do primeiro Sínodo para a África de 1994.
Também desta vez, disse Dom Ariotti, o Santo Padre escolheu Camarões para apresentar o documento preparatório do Sínodo para a África, que se realizará em outubro de 2009. Para ele, esta escolha pode ser explicada pelo fato de Camarões ser um país que se encontra no centro da África, onde se fala seja o francês, seja o inglês. "Portanto, pareceu uma escolha lógica para apresentar o novo documento a todos os bispos africanos."
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com