Continuam as violências anticristãs na Índia. Extremistas hinduístas atearam fogo na catedral católica da cidade de Jabalpur, em Madhya Pradesh, provocando graves danos. É o que informa uma nota publicada no site da Conferência Episcopal Indiana, na qual se precisa que os fatos se verificaram na noite de ontem e que testemunhas viram três pessoas fugindo da igreja numa moto em alta velocidade. A catedral é dedicada aos santos apóstolos Pedro e Paulo.
A mesma fonte acrescenta que na manhã de ontem o chefe local do grupo extremistas hinduísta 'Dharma Raksa Sena' (exército para a proteção da religião) havia ameaçado incendiar a igreja.
Altar, imagens de santos e vidros foram completamente queimados no incêndio no edifício sagrado construído há 150 anos e restaurado em 1997, após um terremoto.
"Milhares de pessoas indignadas reuniram-se em torno da igreja pedindo a detenção dos responsáveis", lê-se na nota. A multidão bloqueou todas as ruas que dão acesso a Jabalpur. Por sua vez, o governo local enviou a polícia para proteger as igrejas e os conventos em todo o Estado.
Verificaram-se nos últimos dias, no mesmo Estado e nos Estados de Kerala e Karnataka, outros atos de vandalismo contra igrejas e lugares de culto cristãos.