Romaria à Aparecida

Pastoral da Criança celebra 25 anos de trabalho em São Paulo

Mais de 15 mil voluntários da Pastoral da Criança do Estado de São Paulo farão uma Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida, no próximo sábado, 20, em agradecimento às ações que contribuíram para a redução da desnutrição e mortalidade infantil nestes 25 anos de trabalho no estado.

A missa em Ação de Graças terá início às 9h, no Santuário Nacional. Devem participar da ocasião representantes das 47 dioceses do Regional Sul 1 da CNBB (estado de São Paulo), cerca de 405 municípios do estado; a fundadora da Pastoral, Drª Zilda Arns; a coordenadora nacional, Irmã Vera Lúcia Altoé; o coordenador estadual, José de Anchieta, além de dez bispos, 40 padres e demais coordenações regionais da Pastoral da Criança.

Segundo a Drª Zilda Arns, a Pastoral tem muito a agradecer e comemorar. "Entre as crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança o índice de mortalidade infantil foi de 11 por mil, no ano de 2007. E, para reduzir ainda mais esse indicador, temos que exigir mais qualidade dos serviços públicos de saúde, especialmente no acompanhamento pré-natal e do parto", destacou.

A mortalidade infantil que na década de 1980 passava de 82,8 por mil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/1980). Hoje é de 21,2 por mil, segundo dados de 2006, o Ministério da Saúde.

Quando a Pastoral da Criança, Organismo de Ação Social da CNBB, iniciou seus trabalhos em Florestópolis, em 1983, a mortalidade infantil chegava a 127 crianças por cada mil nascidas, conforme dados da Pastoral da Criança. Após um ano de mobilização, esse número se reverteu, passando para 28 por cada mil nascidos. O sucesso da experiência fez com que o projeto fosse reconhecido e levado para outros estados, sendo São Paulo um dos pioneiros.

Hoje a Pastoral da Criança está presente em 17 países da América Latina, África e Ásia. No Brasil atende mais de 1,8 milhão de crianças brasileiras de zero a seis anos e acompanha 94 mil gestantes, em 4.060 municípios de todos os estados do Brasil.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo