O cardeal Varkey Vithayathil, arcebispo de Ernakulam-Ankamaly, presidente da Conferência Episcopal da Índia, pediu à comunidade católica que observe um dia de oração e jejum neste domingo, 7 de setembro, pela promoção da harmonia e da paz na Índia.
Os cristãos, especialmente no estado de Orissa, estão vivendo uma onda de ataques sem precedentes dos nacionalistas extremistas hindus.
Segundo o Indian Catholic News Service, pelo menos 25 pessoas foram assassinadas e 4 mil casas de cristãos foram queimadas, levando 50 mil cristãos a refugiar-se na selva para salvar suas vidas.
A violência começou após o assassinato de Swami Laxmananda Saraswati, líder hindu religioso, e de 5 seguidores no dia 23 de agosto, no distrito de Kandhamal. Terroristas maoístas reivindicaram o assassinato.
Contudo, radicais hindus afirmam que os assassinos de seu líder espiritual, de 85 anos, que havia protagonizado uma campanha contra as conversões ao cristianismo, eram homens armados contratados por cristãos.
A iniciativa é um "sinal da proximidade espiritual e da solidariedade aos irmãos e irmãs tão duramente provados pela fé".
Leia mais
.: Escolas da Índia fecham em protesto à violência contra cristãos
.: Papa fala sobre apóstolo Paulo e condena violência na Índia
.: Igreja responde violência na Índia com caridade, diz Cardeal Tauran