Arquidiocese de Brasília

Fiéis mobilizam-se em oração para combater corrupção eleitoral

Neste mês, a Arquidiocese de Brasília vai mobilizar paróquias, pastorais e movimentos de leigos para realizar coleta de assinaturas em apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular que fiscaliza a vida pregressa de candidatos. Com o Projeto de Lei funcionando, passam a ser inelegíveis os candidatos com condenação em primeira ou única instância, além daqueles denunciados pelo tribunal ou que renunciaram a seus mandatos para escapar de punições.

O ponto alto da mobilização, em Brasília, acontece no próximo dia 21, quando fiéis, numa demonstração de fé, participarão do Dia de Oração pelo Combate à Corrupção Eleitoral. A organização deste evento estará ao encargo das paróquias, pastorais e movimentos leigos.

O objetivo da mobilização da Arquidiocese de Brasília é intensificar a coleta de assinaturas. "Queremos contribuir para que o maior número de pessoas assine a proposta a ser entregue ao Congresso Nacional, no sentido de aumentar os casos de inelegibilidades, para evitar que pessoas que tenham cometido crimes graves sejam candidatas nas eleições de 2010", explicam os organizadores.

Irão colaborar com a mobilização a Universidade Católica de Brasília (UCB) e o Colégio Marista. Segundo os organizadores, a mobilização constituirá de orientações e instalação de pontos de coleta de assinaturas nas áreas de atuação das paróquias e estabelecimentos de ensino. "Com a iniciativa, queremos estimular o conjunto da sociedade a participar deste trabalho que se traduz num direito e dever de cidadania", diz a organização. Para o preenchimento dos formulários será exigido o título eleitoral ou o comprovante de participação nas últimas eleições.

Leia mais
.: Começa hoje primeira mobilização nacional contra corrupção eleitoral

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo