Encontro de canonistas

"Bioética incide sobre valores e educação", diz Frei Moser

"A biotecnologia acontece no cotidiano". A afirmação foi feita pelo assessor da CNBB para assuntos de bioética, Dr. Frei Antônio Moser, no XXIII Encontro da Sociedade Brasileira de Canonistas e XXV Encontro dos Servidores de Tribunais Eclesiásticos.

Durante a palestra, Frei Moser, que abordou o tema "Bioética e Igreja", afirmou: "A revolução biotecnológica não é algo que acontece apenas no silêncio dos laboratórios. Ela incide, portanto, sobre a educação e os valores".

"Se por um lado nos sentimos fascinados pelos avanços biotecnológicos, por outro nos sentimos atemorizados por ideologias reducionistas. Importa enfrentar estes desafios cheios de confiança no Senhor da História, mas também abraçando, com ardor, o Evangelho da Vida, oferecendo às ciências e tecnologias um aporte decisivo: aquele que brota da fé", alertou.

Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, Frei Moser afirmou: "Devemos mostrar ao mundo que diante da complexidade dos mecanismos da vida, não há como deixar de admitir a grandeza do Criador de todas essas coisas".

Frei Moser falou, ainda, da importância dos meios de comunicação da Igreja diante do contexto brasileiro em que estamos: "Infelizmente, quem prega o Evangelho da Vida, é sempre silenciado. Os meios de comunicação católicos divulgam o respeito à vida desde o início até o fim, ajudando as pessoas a compreenderem que a qualidade de vida não depende só da genética, mas, acima de tudo, daquilo que nós construímos, das relações com o próximo e com o próprio Criador".

"Cabe a nós, católicos, usarmos nossos meios de comunicação para não iludir pessoas. Conseguimos milagres trabalhando juntos", disse Frei Moser criticando a "espetacularização" que a mídia dá a assuntos como clonagem, manipulação genética e vida artificial.

"Devemos reconhecer que a ciência está contribuindo para muitas curas, mas sozinha, não conseguirá. O que adianta físico estar bom seu seu psíquico, se sua afetividade, se sua religiosidade, se sua espiritualidade estão doentes?", concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo