Neste sábado, 21, Dom Michel Sabbah, que conduziu o Patriarcado Latino de Jerusalém por 20 anos, entregou o báculo de seu episcopado a seu sucessor Dom Fouad Twal. Foi celebrada uma Missa em Ação de Graças na Basílica da Agonia, lugar onde Jesus suou sangue e onde orou: "Que seja feita a tua vontade e não a minha".
.: Novo patriarca de Jerusalém convida católicos a rezarem pela paz
“Celebrar 20 anos de serviço como Patriarca, em uma das mais importantes sedes da Igreja Católica de rito romano do mundo”. Este é o principal sentido da missa de hoje.
A Basílica estava repleta de fiéis, contando com a presença do Cardeal John Foley, do Núncio Apostólico Dom Antônio Franco, do cústodio da Terra Santa, Padre Pierbattista Pizzabala, e de vários outros bispos, sacerdotes e religiosos.
Nascido em Nazaré, em 1933, aos 10 anos de idade entrou para o seminário. Ordenado sacerdote, aos 22 anos, dedicou sua vida ao serviço dos cristãos do Oriente Médio. Viu nascer o Estado de Israel, esteve com seu povo em todas as guerras que marcaram esta região nas últimas décadas. Suas homilias e seu apostolado foram incansáveis no denunciar as injustiças e o sofrimento presente nas difíceis situações entre árabes e judeus.
Na Basílica da Agonia, Dom Michel Sabbah renova sua entrega a Deus e coloca-se à disposição para a nova missão:
"Eu entrego minha missão às mãos de nosso Pai com sentimento de gratidão pela confiança que Ele me deu. Agradeço ao Senhor por todas as graças que me concedeu durante todo esse tempo de ministério como Patriarca e como Padre. Como São Paulo, posso dizer: 'O momento de minha partida chegou. Terminei minha carreira, guardei a fé'. Não é que minha missão terminou, mas está nas mãos de Deus. Continuarei acompanhando os sofrimentos e a esperança dos homens e mulheres desta terra, e de todas as religiões que aqui habitam".
Assista à reportagem