A maior parte da história do Japão foi regida pela monarquia. A família real chegou ao poder no século VI antes de Cristo. A realeza representa o sinal da unidade do povo com o poder. A crença de que os sucessores ao trono possuem descendência especial torna a visita do principe Naruhito de extrema importância para a comunidade japonesa no Brasil. Naruhito é o futuro sucessor do atual Imperador do Japão, sua Alteza Imperial Akihitol, que subiu ao trono em 1989.
Na mitologia japonesa, o príncipe tem descendência divina. O trono japonês já teve 125 sucessões. O imperador teve três filhos. A sucessão do trono pertence ao filho primogênito, Naruhito, que chegou ontem, 18, no Brasil para saudar a colônia japonesa.
Assista à reportagem
Todo o poder divino atribuido ao imperador deixou de existir a partir de 1945, com o fim da segunda guerra mundial. O trono passou a ter apenas poder simbólico. Todas as funções do imperador ficam sujeitas à aprovação do governo japonês, ou seja o primeiro ministro e o presidente do país.
.: Dom Odilo celebra Missa em ação de graças pela imigração