Começou hoje, em Guajará-Mirim (RO), a 10ª reunião dos bispos das dioceses de fronteira Brasil e Bolívia. O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha; o vice-presidente, dom Luis Soares Vieira, e o secretário geral, dom Dimas Lara Barbosa, participam do encontro que termina amanhã.
"O objetivo da reunião é discutir temas que são comuns à realidade das dioceses de fronteira e partilhar experiências", disse o secretário geral, dom Dimas. Entre estes temas, segundo o secretário, estão as migrações, a questão indígena, o problema do narcotráfico, a conjuntura política.
Além da Presidência da CNBB, participam dom Meinrad Francisco Merkel, presidente do Regional Noroeste da CNBB (Acre, sul do Amazonas e Rondônia); o Bispo de Rio Branco (AC), dom Joaquim Pertiñez Fernandez; o Bispo de Guajará-Mirim, dom Geraldo Verdier; e o Bispo de Corumbá (MS), dom Segismundo Martinez Alvarez. Da Bolívia, está presente o secretário geral da Conferência Episcopal, e mais cinco Bispos e administradores apostólicos.