Na semana em que o Brasil comemora um século da imigração japonesa, o noticias.cancaonova.com exibe um série de reportagens em homenagem à comunidade nipo-brasileira. Você vai conhecer um pouco da saga deste povo que, mesmo diante de todas as adversidades, consegue preservar as tradições e a cultura vindas do outro lado do mundo.
Assista à reportagem
A imigrante japonesa de cem anos, Tomíe Nagatami, veio com o marido ao Brasil para iniciar a vida no plantio de café. As dificuldades iniciaram na viagem. Mas ela não desistiu. No Brasil a família cresceu, Tomíe teve 11 filhos.
Hoje, a tecnologia ajuda, até mesmo, a conter as saudades. Veículos de comunicação, como o Jornal do Paraná, dispõem de tecnologia para identificar o significado dos ideogramas.
Na Aliança Cultural, entidade que ajuda preservar a cultura japonesa no Brasil, crianças de Londrina (PR) aprendem logo cedo a decifrar o significado dos ideogramas.
Enquanto para muitas crianças a vida começa a ser decifrada, Tomíe vive os intensos cem anos com a convicção de que o respeito às tradições fala mais do que palavras.