O Santo Padre recebeu em audiência particular ontem à tarde, 24, na antecâmara da Sala Paulo VI, no Vaticano, o presidente da República italiana, Giorgio Napolitano.
Segundo comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, o encontro durou quinze minutos e foi caracterizado por um clima de viva cordialidade; foram abordados temas de grande atualidade e o discurso que o papa proferiu na sede da ONU, em Nova York.
Entre os temas, destacam-se: a dignidade da pessoa humana, os fundamentos dos direitos do homem, o empenho da comunidade internacional na proteção e na promoção dos direitos humanos; e o diálogo entre fé e razão a serviço do crescimento integral da pessoa e do desenvolvimento harmônico da comunidade humana.
O presidente Napolitano expressou ao papa, em nome do povo italiano, suas congratulações pelos três anos de Pontificado e suas felicitações pelos seus 81 anos de vida, comemorados no último dia 17.
Bento XVI, por sua vez, renovou a expressão de seus sentimentos de afeto e de participação na vida do "amado povo italiano", assegurando sua constante oração e solidariedade.
Depois do encontro com o presidente da República da Itália, Bento XVI assistiu, na Sala Paulo VI, ao concerto oferecido pelo presidente Giorgio Napolitano por ocasião do terceiro aniversário de Pontificado e pelos 81 anos de vida do papa.
O coral e a orquestra sinfônica "Giuseppe Verdi" de Milão foram dirigidos, respectivamente, por Oleg Caetani e Erina Gambarini. Foram executadas músicas de Berio, Brahms e Beethoven.
Ao término do concerto, o Santo Padre dirigiu sua palavra aos presentes. Ele agradeceu ao presidente da República italiana pelo "precioso" presente de aniversário e de Pontificado; expressou seus agradecimentos também ao coral e à orquestra sinfônica de Milão.