Na crista da onda da modernidade, navegadores cibernéticos. Em número cada vez maior os computadores pessoais invadem residências e casas especializadas chamadas de Lan Houses. As crianças passam boa parte do tempo na frente deles para jogar ou para bater papo.
A linguagem cibernética quase sempre é utilizada com a abreviação das palavras. O professor Pier alerta para o uso excessivo desses meios. “ Se eu estou dialogando com você, nós temos uma conversa que tem começo meio e fim, mas se eu estiver dialogando com cinco pessoas ao mesmo tempo, nenhuma dessas conversas vai trazer absolutamente nada, o cérebro vai ficar fragmentado, o nível de inteligência vai diminuir e está provado que o uso do msn diminui o nível de inteligência do jovem e do adolescente até mais se ele fumasse maconha.
No Brasil o número de usuário de computadores aumentou quase o dobro desde o ano passado. 40% desses internautas são adolescentes entre 12 e 15 anos. A ferramenta que poderia ser usada a serviço do conhecimento pode servir também para desestimular a criatividade. É o caso de sites que disponibilizam trabalhos acadêmicos.
Nós investigamos um deles e descobrimos que uma monografia para quem está concluindo a universidade custa R$ 250,00 reais. Para isso não é preciso muito esforço, basta apenas um toque no teclado para efetuar a transação e o aluno irá receber em casa todo o trabalho pronto.
É um tipo de cola cibernética, onde se tira uma nota na qual o trabalho não pertence ao aluno. Pode parecer fácil mas as conseqüências, desse tipo de cola, estão reservadas para o futuro. "Vai chegar a hora onde a verdade aparece, de repente esse cara pode falar eu tenho diploma, universitário, tenho MBA, tenho pós-graduação e não consigo arrumar emprego. Porque? Porque você tem tudo isso mas não tem capacidade", afirma o professor Pier.
A música "Televisão" do grupo Titãs, nasceu da crítica que o professor Pier faz ao uso abusivo da televisão. "Eu falei isso pra um dos titãs que era meu sobrinho, que infelizmente já faleceu, o Marcelo Fromer. A partir daí ele começou a pensar o que a televisão estava causando". Para ele a força das imagens da televisão desestimula a o exercício da imaginação, ao contrário do que acontece por exemplo na leitura. "Principalmente o livro sem figura, obriga a criança a criar imagens então ela cria um mundo interior. A televisão não, a televisão manda a imagem pronta".
.: Envie sua sugestão de assuntos para as próximas séries pelo e-mail: jornalismo@cancaonova.com