Estátua do papa João Paulo II é da autoria de Czeslaw Dzwigaj, de nacionalidade polaca, tal como o falecido santo padre.
As palavras que o Papa proferiu na Capelinha quando da primeira visita a Fátima, em 1982, estão gravadas na estátua de João Paulo II que se encontra na praça exterior, junto à nova igreja da Santíssima Trindade em Fátima (Portugal). São sinal “fundador desta igreja dedicada à Santíssima Trindade”.
“Desde que João Paulo II veio pensavámos em erguer a estátua” disse o reitor do Santuário, aquando da bênção, a 13 de Outubro. As palavras de João Paulo II um ano depois do atentado na Praça de São Pedro foram entendidas como “uma aprovação implícita das Aparições do Anjo, que só foram conhecidas mais tarde”, salientou Luciano Guerra.
A estátua de João Paulo II que retrata o momento de oração na Capelinha, junto à imagem de Nossa Senhora – onde já se encontram flores e muitos rezam – “testemunha as Aparições do Anjo e também a actualidade do mistério das três pessoas da Santíssima Trindade”.
Aos muitos peregrinos, o reitor manifestou o desejo que o local onde se encontra a estátua do papa peregrino “não fosse local de culto” porque “não tem condições”. O papa – lembrou Luciano Guerra – ainda “não foi beatificado”.