A amamentação pode evitar a morte de cerca de 7 mil bebês recém-nascidos a cada ano no país. O alerta foi feito hoje (1º), no Rio, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante o lançamento nacional da Semana Mundial de Amamentação.
O tema da campanha deste ano é "Amamentação na primeira hora, proteção sem demora", escolhido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, na sigla em inglês) para chamar atenção sobre a importância de amamentar o bebê na primeira hora de vida.
Durante solenidade realizada no centro da cidade, com a participação de cerca 300 mães e bebês, o ministro ressaltou por que é importante iniciar o aleitamento materno logo após o parto. Segundo ele, estudos mostram que esse momento é muito importante por vários motivos.
O reflexo de sucção do bebê está muito exacerbado, é importante para evitar hemorragias na mãe, o primeiro leite que vem – o colostro – é rico em anticorpos, é uma aproximação com a mãe muito importante, num momento de muita fragilidade do bebê. Estatísticas indicam que sete mil mortes de bebês no país poderiam ser evitadas com essa medida”, afirmou Temporão.