Faleceu, na madrugada deste sábado, 21, o Arcebispo emérito da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom João Resende Costa, aos 96 de idade.
Ordenado Bispo em 1953, o salesiano Dom João, por dez anos, foi Arcebispo coadjutor e administrador apostólico de Belo Horizonte, assumindo, em 1976, a Arquidiocese da capital mineira em 1967, tornado-se emérito em 1986.
Há dois anos e nove meses internado no Hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte, Dom João faleceu de insuficiência respiratória. O sepultamento será amanhã às 11 horas na cripta que fica na catedral da Boa Viagem.
O corpo do arcebispo está sendo velado no Salão Nobre da Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem. Duas missas foram celebradas em sufrágio de sua alma neste sábado. Uma às 9 horas, na capela do Hospital Madre Tereza, e outra às 11 horas, no salão da Catedral. Às 20 horas, outra missa será celebrada no salão da Catedral pelo Bispo emérito de Ribeirão Preto, Dom Arnaldo Ribeiro e, às 22 horas, o corpo será transladado para o interior da Catedral.
No domingo, estão previstas missas às 7 h, 8:30 h e 10 h. Essa última missa será presidida pelo cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, Arcebispo emérito de Belo Horizonte, sucessor de Dom João no governo da Arquidiocese. Em seguida será o sepultamento.
Nota de pesar e solidariedade
“As almas dos justos estão na mão de Deus” (Sb 3,1)
Consternada, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu a notícia do falecimento, na madrugada deste sábado, 21 de julho, do excelentíssimo irmão, Dom João Resende Costa – SDB, Arcebispo emérito da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG).
Os frutos de seu profícuo pastoreio por 10 anos como arcebispo coadjutor e por quase 20 como arcebispo metropolitano da arquidiocese da capital mineira hão de permanecer indeléveis na mente e no coração de todos que aprenderam amar e admirar esse que foi um pastor no sentido mais pleno da palavra. Os mais de dois anos que passou no leito do Hospital Madre Tereza, silenciado pela enfermidade, constituem mais um testemunho do quanto Dom João Resende transpirava fé e fidelidade a Deus e à Igreja que serviu com zelo e amor.
A CNBB se solidariza, nesse momento, com toda a Arquidiocese de Belo Horizonte, com o Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo e seus Bispos auxiliares, Dom Aloísio Vitral e Dom Joaquim Mol Guimarães, bem como com os familiares de Dom João Resende Costa.
A Deus fazemos chegar nossa prece a fim de que acolha entre os eleitos esse que passou entre nós fazendo o bem. A ele seja dado participar do banquete preparado para os que, nesta vida, serviram Cristo nos mais pobres e sofredores. Conforte-nos a palavra da Sabedoria: “As almas dos justos estão na mão de Deus (…) eles estão na paz” (Sb 3,1.3c).
Brasília, 21 de julho de 2007
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário geral da CNBB