Seis anos depois do trágico 11 de setembro a ameaça de ataques terroristas ainda assombra os Estados Unidos. E ainda assusta porque se sabe que as ações tomadas para impedir novos atentados não se mostraram suficientes. Invadiram o Afeganistão, mas não prenderam o principal líder Talibã. O país arruinado pelo radicalismo agora pena com intermináveis ondas de violência.
Invadiram o Iraque, mataram Saddam e seus principais aliados e o país está sob escombros, descontrolado, arruinado. E os conflitos sem fim na Palestina? E os desafios iranianos e coreanos? Não existe um necessário diálogo com o mundo islâmico. Cresce a ruptura entre ocidente e oriente.
.:Deixe seu comentário aqui
Com tudo isso, não serão as fortes medidas de segurança ou a ampliação dos serviços de inteligência que garantirão que outros atentados não alcancem a América. Enquanto a paz não for fortemente desejada, o ódio alcançará meios de se vingar. Talvez não hoje. Talvez não neste ano. Mas a sujeira, insistentemente varrida apenas para baixo do tapete, um dia se manifestará.
É urgente abrir canais de diálogo. Colocar-se à mesa com vozes de bom-senso. Admitir falhas e dar passos demonstrando boa vontade. Chega de arrogância! Chega de enfrentamento! Não acredito nesse vídeo, nessa história de ataque que fará esquecer os de 11 de setembro. Mas não acho que se deve pagar para ver. As mortes diárias de tantos inocentes no oriente médio já deveriam ser suficientes para se repensar a política externa norte-americana…