Museu

Trens do Papa ganham exposição permanente em Roma

Vagões foram usados em ferrovia pontifícia de Pio IX

Ansa

/ Foto: Museu Central Montemartini

Vagão do trem papal exposto no Museu Montemartini / Foto: Museu Central Montemartini

Os primeiros vagões do trem papal entraram para o acervo permanente da Central Montemartini, de Roma. O museu, que fica no edifício da primeira usina elétrica da capital italiana, abriu as portas com as novas aquisições no último sábado, 5.

Os vagões da primeira ferrovia papal, que foram construídos e doados à Igreja durante o pontificado do papa Pio IX por uma companhia francesa, estão expostos na segunda sala das caldeiras da usina, levantada em 1921 para suprir a crescente necessidade de energia elétrica de uma Roma totalmente voltada para a industrialização.

Os três vagões são um exemplo do uso das ferrovias como meio de transporte das altas autoridades e monarquias de toda a Europa.

Foi no pontificado de Giovanni Maria Mastai, papa Pio IX, de 1846 a 1878, com a unificação da Itália e a secularização de Roma, ou seja, a separação entre Estado e Igreja, que surgiu a necessidade de um meio de transporte moderno.

O Pontífice, mesmo sem prever a transformação da Santa Sé em Estado independente, ordenou a construção de três linhas ferroviárias. Os ramais ligavam os principais pontos do território onde hoje fica o Vaticano a diversas zonas de Roma, como a Porta Maior e o bairro de Cecchina. Depois de 1910, quando as linhas foram fechadas, os vagões foram alojados na estação Termini, onde alguns ornamentos foram furtados e depredados. Em 1911, eles participaram de uma exposição comemorativa pelo cinquentenário da Itália no Castel Sant’Angelo e lá ficaram guardados até o fim da Segunda Guerra.

Já em 1951, os vagões foram transportados em um desfile triunfal por Roma até o Palazzo Braschi. Agora a expectativa é que as relíquias da história do Vaticano fiquem definitivamente na Central Montemartini, junto com esculturas antigas que combinam com as enormes turbinas desse esplêndido exemplo da arqueologia industrial.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo