Segredo de Fátima

Terceira parte do Segredo de Fátima passa por análise científica

Manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima foi analisado por um equipamento científico não invasivo

Da redação, com Agência Ecclesia

O Santuário de Fátima revelou nesta quarta-feira, 5, que o manuscrito da terceira parte do ‘Segredo de Fátima’ foi submetido a análises científicas, com vista à sua certificação, no Centro de Física Atômica.

O reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, afirmou em comunicado enviado à Agência Ecclesia que o Serviço de Estudos e Difusão da instituição católica “continua, assim, apostado em fazer uso de metodologias científicas para estudar os mais importantes testemunhos documentais da Mensagem de Fátima”.

Leia também
.: Informações sobre o Segredo de Fátima, divulgados pelo Vaticano

O diretor do referido serviço, Marco Daniel Duarte, disse à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima que, através de uma parceria com o Centro de Física Atômica, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, “o documento foi analisado com equipamento científico não invasivo”.

O manuscrito esteve nos laboratórios deste centro entre segunda e terça-feira.

Objetivo da análise

Segundo a coordenadora do projeto científico, Maria Luísa Carvalho, “o objetivo deste trabalho científico tem em vista a caracterização do papel e da tinta; os resultados obtidos serão comparados com os de outros documentos da época, obtidos pela mesma técnica, escritos pela Irmã Lúcia antes e após a redação deste documento, para certificação”.

manuscrito_santuario_fatima

Manuscrito guardado no Santuário de Fátima, em Portugal / Foto: Agência Ecclesia

Deste estudo faz também parte a análise dos documentos da primeira e segunda partes do ‘Segredo de Fátima’, cujos manuscritos são propriedade da Diocese de Leiria-Fátima e que, através de protocolo assinado a 7 de outubro, estão sob os cuidados do Santuário de Fátima.

“Os resultados e conclusões deste trabalho serão publicados numa edição que o Santuário está preparando sobre o Segredo de Fátima e serão ainda objeto de publicação em revista científica internacional da especialidade”, assinala a nota de imprensa.

Exposição do manuscrito

Durante a exposição ‘Segredo e Revelação’, que esteve patente ao público entre 30 de novembro de 2013 e 31 de outubro de 2014, o manuscrito da terceira parte do ‘Segredo’ foi visto por 227 921 visitantes.

O manuscrito, redigido pela irmã Lúcia, pode ser visto na versão virtual da exposição – http://segredoerevelacao.fatima.pt -, que já registou 63 156 visitantes.

De acordo com o testemunho, reconhecido pela Igreja Católica, das três crianças conhecidas como Pastorinhos de Fátima (a irmã Lúcia e os beatos Francisco e Jacinta), ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917.

Jacinta e Francisco morreram com 9 e 10 anos, respectivamente, e foram beatificados pelo Papa João Paulo II no ano 2000; a terceira vidente, Lúcia de Jesus (1907-2005), encontra-se em processo de beatificação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo