Telegrama

Papa envia telegrama de pesar pela morte do presidente polonês

O presidente polonês Lech Kaczynski, os componentes da Delegação presidencial e os membros da tripulação morreram em um desastre aéreo na manhã deste sábado, 10, durante a fase de aterrissagem nas proximidades do aeroporto de Smolensk (Rússia). Eles estavam a bordo de um avião Tupolev e o balanço é de 96 mortos.

Assim que soube do acontecido, o Santo Padre enviou um telegrama de condolências ao presidente do Parlamento da República da Polônia, Bronislaw Komorowski.

Segundo as primeiras investigações, a tragédia foi causada pelo mau tempo e pela névoa densa. O avião tocou a copa das árvores antes de se chocar no solo.

Fontes russas divulgaram que a torre de controle havia desaconselhado a aterrissagem por causa das proibitivas condições do tempo, mas o piloto teria ignorado a advertência. Com o acidente de hoje, sobre para 1175 o número das vítimas provocadas por desastres com aeronaves Tupolev nos últimos 15 anos.

Após essa tragédia, a Polônia será chamada a escrever um novo caminho político: o porta-voz do governo anunciou que as eleições presidenciais antecipadas serão realizadas em meados deste ano.

Lech Kaczynski, eleito presidente da Polônia em outubro de 2005, morreu aos 60 anos. Era um jurista profundamente católico, procedente do movimento anticomunista Solidaridade de Lech Walesa. Durante a instauração da lei marcial, em 13 de dezembro de 1981, foi confinado junto com outros milhares de militantes do movimento.

Liberado após 11 meses, tornou-se, com o irmão, um colaborador do líder histórico do primeiro sindicato livre do mundo comunista, Lech Walesa, de quem acabou se distanciando nos anos 1990. Kaczynski era casado, tinha uma filha e um neto.

Junto ao irmão gêmeo, o ex-primeiro-ministro polonês Jaroslaw Kaczynski, entrou, no final dos anos 1970, na oposição anticomunista e, em 2001, fundaram juntos o partido Direito e Justiça. Entre julho de 2006 e novembro de 2007, os dois irmãos governaram juntos a Polônia – Lech como presidente e Jaroslaw como chefe de Governo.

Leia o telegrama na íntegra

Ilmo. Senhor
Bronislaw Komorowski
Presidente do Parlamento da República da Polônia
Varsóvia

É com profunda dor que soube da notícia da trágica morte do Senhor Presidente Lech Kaczynski, de sua esposa e das pessoas que o acompanhavam em viagem a Katyn. Entre eles, desejo elencar o ex-Presidente da República no exílio, o Senhor Ryszard Kaczorowski, o bispo da forania Tadeusz Ploski, o arcebispo ortodoxo da forania, Miron Chodakowski, e o pastor militar evangélico Adam Pilsch. Confio todas as vítimas deste trágico acidente – os parlamentares, políticos, representantes do exército e dos familiares de Katyn, bem como todas as outras pessoas – à bondade do Deus misericordioso. Possa Ele acolhê-los em sua glória. Às famílias dos mortos e a todos os Polacos apresento minhas sinceras condolências, assegurando-lhes a minha proximidade espiritual. Neste momento difícil, imploro para o povo polaco uma bênção especial de Deus onipotente.

Vaticano, 10 abril 2010


[Telegrama original em polonês]

Szanowny Pan
Bronisław KOMOROWSKI
Marszałek Sejmu Rzeczypospolitej Polskiej
Warszawa

Głębokim bólem napełniła mnie wiadomość o tragicznej śmierci Pana Prezydenta Lecha Kaczyńskiego, jego żony oraz osób, które towarzyszyły mu w drodze do Katynia. Spośród nich pragnę wymienić Pana Ryszarda Kaczorowskiego, byłego Prezydenta RP na uchodźctwie, biskupa polowego Tadeusza Płoskiego, prawosławnego arcybiskupa polowego Mirona Chodakowskiego i ewangelickiego duszpasterza polowego ks. Adama Pilcha. Wszystkie ofiary tego dramatycznego wypadku – parlamentarzystów, polityków, przedstawicieli wojska i Rodzin Katyńskich i inne osoby – polecam łaskawości miłosiernego Boga. Niech przyjmie ich do swojej chwały. Rodzinom tych, którzy zginęli i wszystkim Polakom składam szczere kondolencje i zapewniam o mojej duchowej bliskości. Na ten trudny czas wypraszam dla Narodu polskiego szczególne błogosławieństwo wszechmogącego Boga.

Watykan, 10 kwietnia 2010 r.

BENEDYKT XVI, PAPIEò

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo