CONSCIENTIZAÇÃO

Mensagem de esperança para o Dia Mundial do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi instituída pela ONU em 2007 e tem o intuito de alertar a sociedade e governantes sobre a doença

Da redação, com Rádio Vaticano

O Presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes da Saúde, Dom Zygmunt Zimowski, publicou uma mensagem por ocasião do “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”, celebrado neste sábado, 2.

Esta comemoração, instituída pela ONU em 2007, tem o intuito de alertar a sociedade e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar as barreiras dos preconceitos sobre esta doença, que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” (TEA).

Conscientização
No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos, que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o significado desta doença e como lidar com ela.

Nesta data, vários pontos turísticos em todo o mundo são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

Em sua mensagem Dom Zimovski encoraja todos os que trabalham com os pacientes do autismo, as famílias, o assistentes, as associações, pesquisadores e os voluntários, a terem esperança, sobretudo neste período pós-pascal.

Mensagem de esperança

A esperança cristã, como diz Papa Francisco, não é simplesmente otimismo, desejo, augúrio, mas expectativa apaixonada do cumprimento definitivo de um mistério: o mistério de amor que vivemos. Logo, a Igreja tem a tarefa de manter sempre acesa a lâmpada da esperança, sinal seguro da salvação.

Por isso, neste dia dedicado à conscientização e informação sobre a realidade do Autismo, a Igreja exorta todos a favorecer a acolhida, o encontro, a solidariedade, mediante atos concretos de apoio e incentivo, promovendo políticas eficazes e eficientes em prol dos pacientes de autismo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo