Capela Redemptoris Mater

Frei Raniero inicia ciclo de pregações quaresmais no Vaticano

“O Espírito Santo nos introduz no mistério do Senhorio de Jesus” é o tema da primeira pregação quaresmal proferida pelo pregador oficial da Casa Pontifícia

Da redação, com Rádio Vaticano

Na primeira pregação desta Quaresma, o Frei Raniero Cantalamessa, Pregador oficial da Casa Pontifícia, refletiu o tema “Ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo”, extraído da Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 12,3). A aconteceu na manhã sexta-feira, 10, na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano.

O Papa Francisco não esteve presente porque participava dos Exercícios Espirituais de Quaresma, junto com a Cúria Romana, que terminou hoje, em Ariccia, nas imediações de Roma.

O Frei Cantalamessa destacou a Pessoa do Espírito Santo, que nos introduz os fiéis no conhecimento do mistério de Cristo. “Creio que seja realmente a obra mais bela e mais agradável ao Salvador e é o objetivo com o qual gostaria de contribuir com as meditações quaresmais deste ano”.

.: Leia a íntegra da pregação

Desta forma, o padre dá continuidade à sua pregação do Advento passado, ou seja, sobre “o Espírito Santo permeia toda a vida da Igreja e seu anúncio”. Nestas sextas-feiras da Quaresma, a proposta é aprofundar o papel do Espírito Santo na Morte e Ressurreição de Cristo.

Neste sentido, o Pregador aborda os diversos aspectos do Espírito Santo em relação a Jesus: testemunho, conhecimento e pessoa de Cristo.

Ao longo dos séculos, continua-se a falar de Jesus como o Senhor: “Nosso Senhor Jesus Cristo” ou “Jesus é o nosso Senhor!”. São duas coisas diferentes, diz o frei. “Uma coisa é dizer ‘Nosso Senhor Jesus Cristo está na glória de Deus Pai’, e outra, ‘Jesus Cristo é o nosso Senhor, a glória de Deus Pai”.

“Hoje, não pronunciamos somente um Nome, mas fazemos a sua profissão de fé. Ao proclamarmos o nome de Jesus Cristo imergimos no conhecimento de Cristo ressuscitado e vivo”.

Ao final da reflexão, indicou uma resolução prática a ser tomada e que pode ser lida no início da Exortação Apostólica do Papa Francisco Evangelii gaudium:

“Convido todo cristão, em qualquer lugar ou situação que se encontrar, a renovar o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de deixar-se encontrar por Ele, a procurá-lo todos os dias, sem cessar! Este é um convite para todos os cristãos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo