Sala Clementina

65º aniversário sacerdotal de Bento XVI terá cerimônia especial no Vaticano

O Papa Francisco participará da cerimônia especial pelo 65 anos de vida sacerdotal de Bento XVI, na Sala Clementina, no Vaticano

Da redação, com Rádio Vaticano

Os 65 anos de ordenação sacerdotal de Joseph Ratzinger, em 29 de junho em 1951 em Frisinga, serão recordados com uma cerimônia solene na Sala Clementina do Palácio Apostólico em 28 de junho, na presença do Papa Francisco e do Papa emérito, que será presenteado com um volume sobre o sacerdócio, realizado para a data.

A citação paulina “Não é nossa intenção dominar a fé que vocês têm, mas colaborar para que vocês tenham alegria” (2 Cor 1,24) acompanhou Joseph Ratzinger desde o dia de sua  ordenação sacerdotal.

“Éramos mais de quarenta candidatos. Quando éramos chamados respondíamos ‘Adsum’ (estou aqui) – escreve o próprio Ratzinger em sua autobiografia. “Era um esplêndido dia de verão, inesquecível, como o momento mais importante da minha vida”.

Junto com Joseph, foi ordenado sacerdote também o seu irmão maior Georg, na Igreja paroquial de Santo Oswaldo, na Alemanha.

Bento XVI escreveu o volume XII da Opera Omnia, intitulada “Anunciadores da Palavra e servidores da vossa alegria”, e o dedicou ao sacerdócio. O livro, cujo subtítulo é “Teologia e Espiritualidade do Sacramento da Ordem”, recolhe mais de 80 textos sobre o ministério eclesiástico, entre eles, estudos teológico-científicos, meditações sobre espiritualidade sacerdotal e homilias sobre o serviço episcopal, sacerdotal e diaconal, frutos da atividade do teólogo, bispo e Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Joseph Ratzinger, cobrindo um lapso período de quase meio século, de 1954 a 2002.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo