Papa aos Universitários

Fé e cultura devem responder aos desafios atuais

Conjugar de maneira harmoniosa fé e cultura significa no mundo de hoje, levar juntos a reflexão sobre o novo humanismo, tendo em conta os grandes desafios da época contemporânea.

Esta foi a mensagem do Papa Bento XVI aos mais de 7 mil universitários de Roma, que encontrou ontem à tarde na Basílica de São Pedro, no final da Missa celebrada pelo cardeal Vigário para a diocese de Roma Camilo Ruini. Para o Papa é necessário neste momento histórico cultivar uma “atenta pesquisa cultural e espiritual”.

O Santo Padre manifestou sua alegria pelo fato das cinco faculdades de Medicina da cidade de Roma terem feito um acordo de empenho comum nalguns campos e de colaborarem nos temas da vida.

No plano mais especificamente pastoral, o Papa manifestou apreço pela decisão de aprofundar o tema da transmissão da fé com um caminho de formação que envolva estudantes e docentes.

“A vós queridos jovens – prosseguiu – faço votos que realizeis com alegria o vosso itinerário de formação cristã, conjugando-o com o esforço quotidiano de aprofundamento dos conhecimentos próprios dos respectivos percursos acadêmicos” .

“É necessário redescobrir a beleza de ter Cristo como Mestre de vida e chegar assim a renovar de maneira livre e consciente a própria profissão de fé”, acrescentou.

Papa fala aos estudantes estrangeiros

O Sumo Pontífice dirigiu ainda uma saudação especial aos estudantes estrangeiros inscritos nas ateneus de Roma. “A vossa presença – recordou o Papa – constitui um fenômeno em crescimento e representa para a Igreja um importante campo de ação pastoral.

De fato, os jovens que deixam o próprio país por motivos de estudo vão ao encontro de não poucos problemas e sobretudo ao risco de uma crise de identidade, de uma perda dos valores espirituais e morais”.

“A possibilidade de estudar no estrangeiro é para muitos jovens uma oportunidade única para s tornarem capazes de contribuir melhor para o desenvolvimento dos próprios países, e também de participar de uma maneira ativa na missão da Igreja.

É importante prosseguir no caminho empreendido para ir ao encontro das necessidades destes nossos irmãos”, concluiu Bento XVI.

Nossa Senhora acompanha os estudantes

No final do encontro o Papa abençoou o ícone “Maria Sedes Sapientiae”, que João Paulo II tinha confiado em 2000 aos estudantes universitários europeus e que a partir de então se encontra em peregrinação através das cidade universitárias do Velho Continente.

O ícone chegou nos dias passados a Roma, proveniente da Polônia, e prosseguirá agora a sua viagem com etapas em Sófia e noutras cidades da Bulgária.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo