Em agosto

Colômbia terá congresso internacional sobre misericórdia

No Ano da Misericórdia, congresso quer preservar a memória e propor testemunho dos santos do continente, em especial em sua dimensão misericordiosa

Da Redação, com Rádio Vaticano

A Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) e o Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) promovem um congresso internacional sobre misericórdia de 27 a 30 de agosto deste ano em Bogotá, na Colômbia. “Neste Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que um vento impetuoso de santidade sopre em todas as Américas” é o tema que dá nome ao evento.

O Secretário do Celam, padre Leónidas Ortiz, explicou que o objetivo do Congresso é preservar a memória e propor o testemunho dos santos do continente americano – santos que derramaram seu sangue no martírio, assim como santos missionários da primeira evangelização.

ano-misericordia-noticiasUm espaço será dedicado à dimensão misericordiosa das santas místicas, como Rosa de Lima e Teresinha dos Andes, e aos santos que dedicaram sua vida aos desamparados, como Santa Francisca Javier Cabrini – “a mãe dos emigrantes” nos Estados Unidos –, São Pedro Claver, na Colômbia, Martín de Porres, no Peru, Alberto Hurtado, no Chile, entre outros.

A conferência de aberturaserá feita pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, sobre o tema “Este é o grande tempo da misericórdia”.

Também participará do evento o Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet, que abordará o tema “A missão da Igreja de testemunhar, anunciar e viver o mistério e o evangelho da misericórdia no continente americano”.

Além das conferências, durante o Congresso será possível visitar 30 obras de misericórdia presentes na arquidiocese de Bogotá, e está prevista a realização do mural “Testemunhas da Misericórdia”, onde os participantes do evento poderão incluir os nomes de testemunhas de santidade e misericórdia de cada um de seus países.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo