NO MÉXICO

Brasileiros participam do Encontro dos Responsáveis da Pastoral Juvenil

Acontece no México o XIX Encontro dos Responsáveis da Pastoral Juvenil onde reúne bispos, assessores e jovens das Comissões Nacionais dos países da América Latina e Caribe

Da redação, com CNBB

Termina neste sábado, 18,o XIX Encontro Latino-americano dos Responsáveis da Pastoral Juvenil. No México, o evento reúne bispos, assessores e jovens das Comissões Nacionais dos países da América Latina e do Caribe com o propósito de refletir e discernir sobre a atuação da Pastoral Juvenil e para dinamizar projetos que fortaleçam o protagonismo dos jovens, discípulos e missionários de Jesus Cristo, na formação de uma nova sociedade.

A delegação brasileira que participa do evento é formada pelo bispo de Caxias (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Vilsom Basso, o assessor da Comissão, padre Antônio Ramos do Prado, e os representantes de expressões juvenis Lucas Barbosa e Wellington Silva.

“Reunidos sobre a proteção da Santíssima Virgem de Guadalupe, os jovens da América Latina e do Caribe reafirmarão a sua opção como discípulos e missionários na construção da Civilização do amor, comprometendo-se com um ‘Sim’ à vida, à solidariedade e à paz”, ressalta a equipe da Pastoral Juvenil Latino-Americana, ligada ao Departamento de Família, Vida e Juventude do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

O tema do evento é “Jovens discípulos missionários, construtores da civilização do amor”. A iluminação bíblica proposta é “Profeta das Nações te constitui… Irás onde eu te enviar e dirás o que eu te ordenar” (Jr. 1,5-7).

O encontro tem por finalidade propor que os participantes desde já, comecem a refletir sobre a identidade de discípulos e missionários, sensibilizando-se diante das realidades que vivem os jovens, reconhecendo os sinais de vida e de morte que estes estão presentes, para assim terem uma atitude de abertura que gere com criatividade, opções transformadoras, permitindo a construção de uma nova sociedade, a “Civilização do Amor”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo