Sínodo sobre a Família

frases-de-francisco-sobre-a-familia

"Os avós são a sabedora da família, são a sabedoria de um povo. E um povo que não ouve os avós, é um povo que morre! Ouçamos os avós!" (Discurso às Famílias, 26 de Outubro de 2013)

"Mas ouvi este conselho: Não acabeis o dia sem fazer as pazes. A paz faz-se de novo cada dia em família!" (Catequese, 2 de Abril de 2014)

"Três palavras que devem existir sempre em casa: com licença, obrigado, desculpa. Com licença: para não se intrometer na vida dos cônjuges. Com licença, como te parece isto? Com licença, permite-me. Obrigado: agradecer ao cônjuge; obrigado por aquilo que fizeste por mim, obrigado por isto. A beleza da gratidão! E dado que todos nós erramos, há outra palavra um pouco difícil de pronunciar, mas necessária: desculpa" (Catequese, 2 de Abril de 2014)

"Aquilo que mais pesa na vida é a falta de amor. Pesa não receber um sorriso, não ser benquisto. Pesam certos silêncios, às vezes mesmo em família, entre marido e esposa, entre pais e filhos, entre irmãos. Sem amor, a fadiga torna-se mais pesada, intolerável" (Discurso às Famílias, 26 de Outubro de 2013)

"No vosso caminho familiar, partilhais tantos momentos belos: as refeições, o descanso, o trabalho em casa, a diversão, a oração, as viagens e as peregrinações, as ações de solidariedade… Todavia, se falta o amor, falta a alegria; e Jesus é quem nos dá o amor autêntico" (Carta do Papa às Famílias, 25 de fevereiro de 2014)

"A família atravessa uma crise cultural profunda, como todas as comunidades e vínculos sociais. No caso da família, a fragilidade dos vínculos reveste-se de especial gravidade, porque se trata da célula básica da sociedade" (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, 2013)

frases-de-bento-xvi-sobre-a-familia

"Família, trabalho e festa. Trata-se de três dons de Deus, três dimensões da nossa existência, que devem encontrar um equilíbrio harmonioso para construir sociedades com um rosto humano" (Catequese, 6 de Junho de 2012)

"Queridas famílias, a vossa vocação não é fácil de viver, especialmente hoje, mas a realidade do amor é maravilhosa, é a única força que pode verdadeiramente transformar o universo, o mundo" (Encontro Mundial das Famílias, 3 de Junho de 2012)

"Não é só a Igreja que é chamada a ser imagem do Deus Uno em Três Pessoas, mas também a família fundada no matrimônio entre o homem e a mulher" (Encontro Mundial das Famílias, 3 de Junho de 2012)

"As famílias cristãs constituem um recurso decisivo para a educação na fé, para a edificação da Igreja como comunhão e para a sua capacidade de presença missionária nas situações mais diversificadas da vida, além de fermentar em sentido cristão a cultura difundida e as estruturas sociais" (Discurso, 6 de Junho de 2005)

"A edificação de cada uma das famílias cristãs situa-se no contexto daquela família mais ampla que é a Igreja, a qual a sustenta e leva consigo. (…) E, vice-versa, a Igreja é edificada pelas famílias, pequenas Igrejas domésticas" (Discurso, 6 de Junho de 2005)

"Queridas famílias, sede corajosas! Não cedais à mentalidade secularizada que propõe a convivência como preparação ou mesmo substituição do matrimônio. Mostrai com o vosso testemunho de vida que é possível amar, como Cristo, sem reservas, que não é preciso ter medo de assumir um compromisso com outra pessoa" (Homilia, 5 de Junho de 2011)

frases-de-joao-paulo-ii-sobre-a-familia

"Nas famílias cristãs, fundadas no sacramento do matrimônio, a fé nos vislumbra maravilhosamente o rosto de Cristo, esplendor da verdade, que enche de luz e de alegria os lares que inspiram a sua vida no Evangelho" (Encontro do Papa com as Famílias, 4 de outubro de 1997)

"No plano de Deus, o matrimônio - o matrimônio indissolúvel – é o fundamento de uma família sadia e responsável" (Encontro do Papa com as Famílias, 5 de outubro de 1997)

"Através da família, toda a existência humana é orientada para o futuro. Nela, o homem vem ao mundo, cresce e amadurece. Nela, ele se torna um cidadão sempre mais maduro do seu país, e um membro da Igreja sempre mais consciente" (Encontro do Papa com as Famílias, 5 de outubro de 1997)

"É a família cristã que promove simples e profundamente a dignidade e o valor da vida humana desde o momento da concepção" (Peregrinação Apostólica à África, 1980)

"A força e a vitalidade de cada país serão em medida da força e da vitalidade da família nesse mesmo país. Nenhum grupo tem tanto reflexo no país quanto a família. Nenhum grupo tem um papel tão influente no futuro do mundo. Por esta razão, os esposos cristãos têm uma missão insubstituível no mundo de hoje. O amor generoso e a fidelidade do esposo e da esposa oferecem estabilidade e esperança a um mundo dilacerado pelo ódio e pela divisão" (1º Congresso Internacional da Família da África e da Europa, 1981)

"É necessário proclamar alto a santidade do matrimônio, o valor da família e a intangibilidade da vida humana. Não me cansarei nunca de cumprir esta que julgo missão inadiável" (Discurso ao Sacro Colégio, 1980)

"A paternidade e a maternidade humana, mesmo sendo biologicamente semelhantes às de outros seres da natureza, têm em si mesmas de modo essencial e exclusivo uma 'semelhança' com Deus, sobre a qual se funda a família, concebida como comunidade de vida humana, como comunidade de pessoas unidas no amor" (Carta às Famílias, 1994)

"Família: uma via comum, mesmo se permanece particular, única e irrepetível, como irrepetível é cada homem; uma via da qual o ser humano não pode separar-se" (Carta às Famílias, 1994)

frases-de-joao-paulo-i-sobre-a-familia

"As Famílias são 'o santuário doméstico da Igreja', direi até; uma verdadeira e própria 'Igreja doméstica', em que florescem as vocações religiosas, em que se tomam as santas decisões, e onde se prepara o futuro do mundo" (Primeira Radiomensagem, 27 de Agosto de 1978)

frases-de-paulo-vi-sobre-a-familia

"Os esposos cristãos, portanto, dóceis à Sua voz, lembrem-se de que a sua vocação cristã, iniciada com o Batismo, se especificou ulteriormente e se reforçou com o sacramento do Matrimônio. (...) Foi a eles que o Senhor confiou a missão de tornarem visível aos homens a santidade e a suavidade da lei que une o amor mútuo dos esposos com a sua cooperação com o amor de Deus, autor da vida humana" (Carta Encíclica Humanae Vitae, 1968)

"Não se pode deixar de pôr em realce a ação evangelizadora da família (...) Nos diversos momentos da história da Igreja, ela mereceu bem a bela designação sancionada pelo Concílio Ecumênico Vaticano II: 'Igreja doméstica'. Isso quer dizer que, em cada família cristã, deveriam encontrar-se os diversos aspectos da Igreja inteira. Por outras palavras, a família, como a Igreja, tem por dever ser um espaço onde o Evangelho é transmitido e donde o Evangelho irradia" (Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, 1975)

frases-de-joao-xxiii-sobre-a-familia

"Se não há paz, união e concórdia nas famílias, como poderá havê-la na sociedade civil? Esta ordenada e harmônica união, que deve sempre reinar dentro das paredes domésticas, nasce do vínculo indissolúvel e da santidade própria do matrimônio cristão e contribui imensamente para a ordem, progresso e o bem-estar de toda a sociedade civil" (Carta Encíclica Ad Petri Cathedram, 1959)

"Famílias cristãs, pesai as vossas responsabilidades e dai vossos filhos, com alegria e gratidão, ao serviço da Igreja" (Carta Encíclica Sacerdotii Nostri Primordia)

"Temos de proclamar solenemente que a vida humana deve ser transmitida por meio da família, fundada no matrimônio uno e indissolúvel, elevado para os cristãos à dignidade de sacramento. A transmissão da vida humana foi confiada pela natureza a um ato pessoal e consciente (...) Por isso, não se podem usar aqui meios, nem seguir métodos, que serão lícitos quando se tratar da transmissão da vida nas plantas e nos animais" (Carta Encíclica Mater Et Magistra)

"A família, baseada no matrimônio livremente contraído, unitário e indissolúvel, há de ser considerada como o núcleo fundamental e natural da sociedade humana" (Carta Encíclica Pacem In Terris, 1963)

frases-de-pio-xii-sobre-a-familia

"Para não pararmos aqui somente: as inegáveis dificuldades, que uma bela coroa de filhos traz consigo, especialmente em nossos tempos de vida cara em famílias simples, exige coragem, sacrifícios, heroísmo. Mas como a amargura saudável da mirra, assim esta dureza temporária dos direitos conjugais em primeiro lugar, preserva os esposos de uma culpa grave, fonte funesta de ruína para famílias e nações. Além disso, essas dificuldades corajosamente abordadas, devem garantir-lhe a conservação da graça sacramental e uma grande ajuda divina" (Catequese, 10 janeiro 1940)

“A família humana é o último e sublime acontecimento da mão de Deus na natureza do universo, a última maravilha por Ele colocada como coroa do mundo visível, no último e sétimo dia da criação; quando no paraíso das delícias por Ele plantado e preparado, plasmou e conduziu o homem e a mulher colocando-os para cultivá-lo e guardá-lo (Gen 2, 8-15) e deu a eles o domínio sobre todos os pássaros do céu, os peixes do mar e os animais da terra (Gen 1, 28)" (Catequese, 8 abril 1942)

“Como para as famílias que reservam 'a parte de Deus' sobre os bens recebidos d'Ele e dos quais eles gozam, assim para vós aquilo que sobre toda coisa convém que motive a santa ambição da bela vocação por alguns dos vossos filhos, deveria ser movido pelo pensamento do quanto na vida espiritual vos é recompensado por Cristo, por meio da sua Igreja, dos seus sacerdotes, dos seus religiosos, assim abundantemente” (Catequese, 25 março 1942)

"O valor do testemunho dos pais de famílias numerosas não somente consiste em rejeitar sem rodeios, e com a força dos fatos, todo compromisso intencional entre a lei de Deus e o egoísmo do homem, mas na prontidão em aceitar, com alegria e reconhecimento, os inestimáveis dons de Deus, que são os filhos, e na quantidade que a Ele agrade" (Discurso, 20 de janeiro de 1958)

frases-de-pio-xi-sobre-a-familia

"Mas o primeiro e grande jardim, onde deve quase espontaneamente germinar e desabrochar as flores do santuário, é sempre a família, verdadeiramente e profundamente cristã. A maior parte dos santos bispos e sacerdotes, aos quais a Igreja rende louvores, deve o início das suas vocações e da sua santidade aos exemplos e ensinamentos de um pai cheio de fé e forte virtude e de uma mãe casta e piedosa, de uma família na qual reinava a pureza dos costumes e a caridade de Deus e o amor ao próximo" (Carta Encíclica Ad Catholici Sacerdotti, 1935)

"Além disso, é necessário que os cônjuges cristãos, com a graça divina que internamente transforma a fraca vontade, conformem seus pensamentos e conduta àquela puríssima lei de Cristo, a fim de alcançarem para si e para a própria família a verdadeira paz e felicidade" (Carta Encíclica Casti Connubii, 1930)

"Para enervar a influência do ambiente familiar, acresce hoje o fato de que, quase por toda a parte, se tende a afastar cada vez mais da família a juventude, desde os mais tenros anos, sob vários pretextos, quer econômicos, industriais ou comerciais, quer mesmo políticos" (Carta Encíclica Divini Illius Magistri, 1929)

"Assim como o matrimônio e o direito ao seu uso natural são de origem divina, assim também a constituição e as prerrogativas fundamentais da família derivam, não do arbítrio humano, nem de fatores econômicos, senão do próprio Criador supremo de todas as coisas" (Carta Encíclica Divinis Redemptoris, 1937)
↑ topo