Retrospectiva

O Ano de Francisco: recorde como foi 2016 para o Papa

Ano da misericórdia, viagens, encontros, documentos, gestos de solidariedade. O ano de 2016 foi cheio de atividades para o Papa Francisco. Veja abaixo uma seleção de momentos que resumem como foi o ano do Santo Padre: 

Em 2016 Francisco também teve viagens significativas. Foram seis viagens internacionais, para México (fevereiro), Ilha de Lesbos, na Grécia (abril), Armênia (junho), Polônia (julho), Geórgia e Azerbaijão (setembro) e Suécia (outubro-novembro).

No México, o foco foi para a questão dos indígenas e migrantes. Quando foi à Ilha de Lesbos, o Santo Padre chamou a atenção para a problemática dos refugiados. A viagem à Armênia recordou o genocídio armênio. A viagem à Polônia teve uma dupla ênfase: de um lado, a festa com os jovens reunidos na JMJ, de outro, o silêncio na oração em Auschwitz, antigo campo de concentração nazista. O ecumenismo foi o carro chefe de duas viagens: à Geórgia e à Suécia, ao passo que a ida do Papa ao Azerbaijão deu ênfase ao diálogo inter-religioso. Veja abaixo uma seleção de imagens destas seis viagens:

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo