Novidades no episcopado

Vaticano anuncia novos bispos para quatro dioceses brasileiras

Novidades são para dioceses de Imperatriz (MA), Joinville (SC) e Campo Mourão (PR) e para a prelazia territorial de Itacoatiara (AM)

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Dom Vilsom, Dom Francisco, padre Bruno e padre José Ionilton / Foto: Montagem

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 19, a nomeação de quatro novos bispos para o Brasil, nomeados pelo Papa Francisco. As novidades são para as dioceses de Imperatriz (MA), Joinville (SC), Campo Mourão (PR) e a prelazia de Itacoatiara (AM).

Para Imperatriz, foi nomeado Dom Vilsom Basso, que até então estava na diocese de Caxias do Maranhão. Atualmente, Dom Vilssom é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

Na diocese de Joinville, o novo bispo é Dom Francisco Carlos Bach, que estava na diocese de São José dos Pinhais, também no Paraná. Com formação em Direito Canônico, na CNBB Dom Francisco é membro da Comissão para os Tribunais Eclesiásticos de 2ª Instância e secretário do Conselho Episcopal Regional Sul 2 (estado do Paraná).

Além dessas duas transferências episcopais, Francisco elevou dois padres à condição de bispo. Um deles, padre Bruno Elizeu Versari, do clero da arquidiocese de Maringá, foi nomeado bispo coadjutor de Campo Mourão. Até então pároco de Santa Maria Goretti, em Maringá, ele vai auxiliar o bispo local, Dom Francisco Javier Delvalle Paredes. Padre Bruno é especializado em Bíblia pela Pontifícia Universidade Católica de Maringá.

Outro sacerdote que passa a ser bispo é o padre José Ionilton Lisboa de Oliveira, vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, em Riachão do Jacuípe, na diocese de Serrinha (BA). Ele foi nomeado pelo Papa Francisco bispo prelado da Prelazia territorial de Itacoatiara (AM).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo